Tal como o título indica aqui escreve-se sobre tudo e mais alguma coisa... :P
31 dezembro 2015
ESPERAMOS UM 2016 MELHOR, e MENOS "DIVERTIDO"!
A todos os nossos visitantes, enviamos os nossos melhores votos de um 2016 melhor do que este que agora se fina.
(imagem de: «catracalivre.com.br»)
Etiquetas:
ACONTECIMENTO,
Dias Especiais,
Dias festivos
24 dezembro 2015
FELIZ NATAL!
O "TUDOEMAISALGUMACOISALEONOR" deseja a todos os seus visitantes um FELIZ NATAL!
(IMAGEM NOSSA / FOTO DO NOSSO PRESÉPIO, COM FIGURAS DE ALESSI)
27 novembro 2015
A CAMINHADA PELO “PARQUE NATURAL SINTRA CASCAIS”!
Sábado, 21 de Novembro de 2015
Éramos MUITOS!
Estávamos a aderir ao convite do SaD – SempreaDescer.com.
O local de encontro foi junto à Capela redonda de Janas; às 9h30 horas.
O objectivo era concretizar uma caminhada de +/- 10 Km na região do importante Parque Natural Sintra Cascais (PNSC).
Íamos, também, por causa do “manjar dos deuses”, isto é, almoçar o Cozido à Portuguesa, e outras inesperadas(?) surpresas.
Prometia-se bom tempo; nada de chuva.
Todavia, os primeiros a “aportar” foram recebidos por chuva e vento.
Mas, foi mal que pouco durou.
Começamos a caminhar; fomos levados, designadamente, até ao Magoito e às Azenhas do Mar; até lá passeámos junto às ravinas e arribas pendentes sobre o Atlântico.
O sol já havia aparecido, bem bonito.
Fomos todos admirando com grande prazer as vistas e as paisagens.
Esquecemo-nos dos “Kms” que iam ficando para trás.
Miradouro nas Azenhas do Mar sobre as velhas e deterioradas piscinas, com uma excelente explicação de uma Exma. caminhante sobre as vicissitudes da origem e construção daquele “balcão”, também sobre o Atlântico.
Nas Azenhas do Mar fomos beber um cafezinho e tratar de outras necessidades…
Iniciámos o regresso.
Já não havia tanto para ver … e, alguns começaram a ficar cansados … e na conversa.
Foram-se atrasando.
O J. G. estava à espera destes (onde o signatário se incluía), e vai de nos “puxar as orelhas”: [a partir deste local não há guias; vejam lá se se perdem; está dito] (atenção aos parênteses rectos).
Não atentou o J.G. que estávamos bem acompanhados; ainda atrás de nós vinha o “carro vassoura” conduzido pelo J.A.
Foi então que alguém se lembrou de falar no almoço!
Vai daí, começou a “correria”; ninguém queria ficar sem COZIDO À PORTUGUESA.
Foi um instante enquanto os caminhantes chegaram aos seus “bólides” e se encaminharam para o famoso restaurante, denominado – passe a publicidade – “Restaurante o Zé”.
Neste restaurante foi uma festa.
O pessoal estava mesmo esfomeado e muito barulhento.
Tenho de terminar esta crónica; é que já vai longa e atrasada.
O melhor da FESTA / CAMINHADA veio mesmo no fim.
Um bonito e excelente BOLO, trazido pelo L.M., para todos cantarmos os PARABÉNS pelos DEZ (10) anos do SaD – SempreaDescer.com.
O ANTÓNIO PAULINO – a “alma” disto tudo, discursou (resumindo a AVENTURA – JÁ LONGA, DO SaD), não sem que antes o pessoal fosse chamado “à pedra”, no sentido de se “calar”.
Excelente escolha para a caminhada; excelente preparação, exploração e investigação; bom restaurante; bom repasto.
VIVAM TODOS, EM ESPECIAL O DIRECTOR A.P. , OS FUNDADORES DO SaD E OS RESTANTES ORGANIZADORES DO NOSSO MAGNIFÍCO PASSEIO À BEIRA DO ATLÂNTICO!!!
P.S.(não nos referimos ao novo governo) Os MUITOS, RETROREFERIDOS, ERAM MESMO MUITOS: MAIS DE OITENTA (80), DE QUE SETENTA E SETE (77) ALMOÇARAM!
(imagem: FOTOS DO SUBSCRITOR)
18 novembro 2015
É CONFRANGEDOR … FALTA O “PUDOR” AO GOVERNO NADO-MORTO…
Nos últimos dias o Diário da República, 2ª Série, vem publicitando dezenas de nomeações e designações para vários cargos, nomeadamente para os Gabinetes Ministeriais.
Só hoje, os DESPACHOS nºs 13141 a 13150, do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, consistiram em nomeações e designações, acompanhados dos “extensos” currículos.
Parece mentira, mas é verdade!
Como é possível que elementos de um Governo reprovado na Assembleia da República, há poucos dias, façam publicitar nomeações de um GOVERNO NADO-MORTO.
Tanto trabalho para quê?
Que quebra de economia de meios e procedimentos!
O que se pretende com estas nomeações e designações?
TUDO VALE NESTE PAÍS!
PARABÉNS AOS NOMEADOS E DESIGNADOS!
(imagem: postais free nºs 601 e 602 da PUBLICARDS)
16 novembro 2015
HOJE É O DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA!
Hoje, dia 16 de Novembro, assinala-se o DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA.
Os acontecimentos de inqualificável violência ocorridos no final da última semana em PARIS apelam, como nunca, a uma profunda reflexão e exortação À TOLERÂNCIA!
Entendemos muito justificado reproduzir a versão (sic), em língua espanhola (no site da UNESCO não foi facultada em língua portuguesa) da Mensagem de Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO:
"DG/ME/ID/2015/035 – Original: francés
Mensaje de la Directora General de la UNESCO Irina Bokova, con motivo del Día Internacional de la Tolerancia
16 de noviembre de 2015
La tolerancia es una idea nueva que necesitamos más que nunca. Nos lleva a respetar la diversidad de las culturas, las maneras de vivir y de expresar nuestra condición de seres humanos. Es un requisito para la paz y el progreso de todos los pueblos en un mundo diversificado, cada vez más conectado.
La UNESCO nació hace precisamente 70 años, el 16 de noviembre de 1945, día internacional de la tolerancia, de la idea de que las guerras pueden evitarse si los pueblos aprenden a conocerse mejor y entienden que en la fecunda diversidad de sus culturas, lo que los une es más fuerte que lo que los divide. Esos principios fueron reafirmados 20 años atrás, en la Declaración de Principios sobre la Tolerancia, que la UNESCO aprobó en 1995. En un mundo globalizado, que atraviesan múltiples culturas y orígenes y oleadas de imágenes e informaciones sobre el Otro, la tolerancia es la base de una ciudadanía sostenible.
La tolerancia no es la aceptación pasiva o muda de la diferencia: es indisociable del respeto de los derechos humanos fundamentales. Es un compromiso de cada día a iniciar los intercambios y el diálogo, pese a las dificultades, pese a las incomprensiones que pueden nutrir el repliegue en sí mismo. Es un llamamiento a mirar de manera crítica los prejuicios y las ideas preconcebidas. Cuando el extremismo violento difunde por doquier, en el terreno y las redes sociales, su lógica de odio e intolerancia, cuando se persigue, se discrimina o se excluye a seres humanos por su religión o sus orígenes, cuando las crisis económicas
DG/ME/ID/2015/035 – pág. 2
agudizan las fracturas sociales y tornan más difícil la aceptación del otro, ya sea minoría, extranjero o refugiado, debemos ofrecer otro discurso y dar a oír el mensaje abierto y exigente de la tolerancia. Debemos hacer que se perciban más claramente las lecciones del pasado y las atrocidades a las que pueden llevar el rechazo del otro, el racismo y el antisemitismo.
La diversidad es una realidad: nos llama a forjar políticas y comportamientos adaptados, cuyo eje es la tolerancia. El mundo actual nos presenta justamente considerables oportunidades de comprendernos mejor, compartir nuestras historias, construir un espacio público a escala planetaria, para enriquecer nuestra mirada e intercambiar las perspectivas. Nos invita a fortalecer la solidaridad intelectual y moral entre los pueblos, mediante la cooperación educativa, el diálogo de las culturas, el aprovechamiento compartido de saber y la libre circulación de la información. La tolerancia es un medio para construir la paz y también un acelerador de la innovación y la creación que nos abre a otras maneras de ver el mundo. Esta misión fundadora de la UNESCO no se decreta mediante leyes y declaraciones: se sustenta en la voluntad y los esfuerzos cotidianos de los ciudadanos del mundo que hacen crecer esta cultura de la tolerancia; este Día nos brinda la ocasión de apoyarlos.
Irina Bokova"
14 novembro 2015
AMANHÃ FAZEMOS 10 ANOS!
Tal como o título indica aqui escreve-se sobre tudo e mais alguma coisa... :P
Vou-me iniciar nisto dos blogs e dos posts...
Não sei bem o que vai sair deste blog.
Talvez fotos... encontros a combinar... vamos ver!
Publicada por Leonor à(s) 12:02
Foi desta forma simples que a LEONOR iniciou o TUDOEMAISALGUMACOISALEONOR!
Decorria o dia 15 de Novembro de 2005; eram 12:02 horas.
Amanhã o blog faz, assim, dez (10) anos!
ESTÁ A LEONOR DE PARABÉNS!
Nestes dez (10) anos aqui foram divulgadas trezentas e oitenta e cinco (385) mensagens; variadas e para todos os gostos ...
Não podemos precisar o número de visitantes do blogue da LEONOR.
A LEONOR, há mais de dois anos procedeu a uma reconfiguração do blogue, e - inesperadamente - houve uma quebra na continuidade da contagem dos visitantes.
Em 15 de Novembro de 2013, após a alteração, já se encontravam contadas 7180 visitas.
Como em 15 de Novembro de 2011 havíamos contado 13.566 visitas e agora se encontram contadas 11.583 visitas, não andaremos muito longe se afirmarmos que o TUDOEMAISALGUMACOISALEONOR já foi visitado cerca de trinta e quatro mil e quatrocentas (34.400) vezes, considerando um número indeterminado de visitas entre 15 de Novembro de 2011 e a data da criação do novo "contador".
Com pena registamos a insignificância dos comentários às nossas mensagens...
A culpa continua a ser nossa...
As nossas mensagens ainda não conseguiram motivar suficientemente os visitantes por forma a determinar uma sua reacção...
Iremos todavia prosseguir; continuamos a ter ideias para organizar, ordenar e sistematizar melhor o "nosso" blogue.
PARABÉNS LEONOR!
(imagem de "mensagemdeaniversarios.com.br")
13 novembro 2015
E O 1000º (MILÉSIO) LOUVOR FOI PARA…
Como referíamos no nosso anterior “post”, este ano, a concessão de louvores “está para dar e durar”!
Com efeito, a publicação do 500º Louvor foi publicitado em 21 de Outubro de 2015, e eis que, sem que tenha sequer decorrido um mês, no passado dia 11 “foi dado à estampa” no Diário da República, 2ª série – Nº 221, o 1000º LOUVOR.
A feliz contemplada foi uma Adjunta do Gabinete do Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social que, alegando o termo da anterior legislatura, entendeu assinalar a “elevada competência técnica, extrema dedicação, empenho e zelo com que” a Exma. Funcionária “sempre desempenhou as funções que lhe foram confiadas, em muito contribuindo para a boa resolução dos assuntos da responsabilidade do [seu] Gabinete".
Mas, manda a verdade que se diga, que esta “febre” da atribuição de louvores e outras comendas, parece ter “vitimado” um “sem número” de governantes e outros responsáveis da Administração Pública, que – em jeito de competição – conseguiram que, até ao dia de hoje, fossem publicados 1065º LOUVORES (referimo-nos apenas aos assim intitulados, desatendendo-se aos publicados mediante DESPACHO ou outro acto administrativo).
Até os magistrados que, talvez pela contenção derivada da sua independência e autonomia não são contemplados nesta “ladainha”, não foram, agora, esquecidos:
- Sua Excelência a Senhora Ministra da Justiça LOUVOU uma Meritíssima juiz de direito e uma Digníssima procuradora da República (LOUVORES nºs 882 e 883, publicados no dia 10 de Novembro), e Sua Excelência a Senhora Ministra da Administração Interna LOUVOU uma Veneranda Desembargadora (LOUVOR nº 1011, publicado no DR de ontem).
PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS A TODOS!!!
(imagem de “blogs.21rs.es”)
04 novembro 2015
MAIS UM “DILÚVIO” DE LOUVORES…
Com os governos que cessam funções chega a “época dos LOUVORES, PROMOÇÕES, CONDECORAÇÕES e MUITAS OUTRAS MENÇÕES HONROSAS”.
Tudo isto a 2ª série do Diário da República (DR) noticia.
São “produzidos” LOUVORES para todos os gostos e feitios, e não são mais, devido à circunstância de alguns constituírem LOUVORES COLECTIVOS, isto é, as personalidades que os atribuem, em obediência ao “SIMPLEX” (à famosa simplificação de procedimentos implementada (?) pelo governo SÓCRATES), num único ELOGIO abrangerem vários “SERVIDORES”.
Este ano será assim um ano “rico” em LOUVORES.
A título de mera amostragem, assinalamos que no dia 21 de Outubro, o Diário da República, 2ª série, Nº 206, noticiou o LOUVOR nº 500/2015, que agraciou um Capitão de Engenharia, por além do mais, se revelou de “elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções … como Chefe da Repartição de Engenharia”.
Subscreveu este e outros louvores, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Mas, decorridos apenas quinze (15) dias os LOUVORES concedidos são já 656 (seiscentos e cinquenta e seis), como se alcança da leitura do DR de hoje, a saber:
- O LOUVOR nº 620/2015 é subscrito pelo Primeiro-Ministro;
- Os nºs 621 a 629 são do Vice-Primeiro-Ministro;
- Os nºs 630 e 631 são do Secretário de Estado da Administração Pública;
- Os nºs 632 a 634 são do Director-Geral de Recursos de Defesa Nacional;
- Os nºs 635 a 646 são do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas;
- Os nºs 647 a 652 são da Ministra da Agricultura e do Mar;
- O nº 653 é do Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar;
- Os nºs 654 a 656 são da Secretária de Estado da Ciência.
E … ainda “a Missa vai a Santos”.
Com efeito, não olvidando os LOUVORES (ousamos supor que serão ainda muitas dezenas ou centenas), que aguardam publicação, com a “dança de cadeiras” que – dizem os maledicentes – vai ocorrer, em matéria de LOUVORES os anos de 2015 e 2016 vão ser “recordistas”.
VIVAM POIS OS LOUVORES, OS LOUVADOS, OS ELOGIADOS e a NOSSA LOUVÁVEL ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, tão (in)justamente avaliada!
(imagem de "nucleodafe.com.br")
23 outubro 2015
24 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DE COMBATE À PÓLIO!
Amanhã é o DIA MUNDIAL DE COMBATE À POLIOMIELITE (paralisia infantil).
Neste nosso mundo, MUITAS CRIANÇAS AINDA NÃO FORAM VACINADAS!
É possível e necessário erradicar esta terrível doença que afecta e pode vitimar as crianças!
Contribua para isso.
Adquira o pertinente Bilhete-postal dos CTT!
Ofereça uma vacina a uma criança.
Apoie a campanha do ROTARY INTERNACIONAL - END POLIO NOW!
Junte-se à UNICEF!
(imagem de um Bilhete-postal dos CTT)
12 outubro 2015
AFINAL QUEM GANHOU COM AS ELEIÇÕES PARA A ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA?
Ganharam os partidos políticos ou coligações partidárias.
Todavia, considerando os resultados eleitorais e o número de votos recebidos, continua a ser controverso quem, realmente, as venceu, e quem, a final, constituirá o próximo governo.
Será a coligação PàF com o apoio do PS?
Será a coligação PàF com a integração de militantes ou apoiantes do PS?
Será o PS com o apoio da coligação CDU?
Será o PS com a integração de militantes ou apoiantes da CDU?
Nesta data ainda não se sabe!
Os encontros entre partidos e coligações e respectivos debates vão-se sucedendo e, ainda, não há “fumo branco”!
A “missa ainda vai a santos”…
Estas contas, cujo resultado é de natureza política, não são “contas do nosso rosário”!
A incerteza perdura… e “muita água passará debaixo das pontes”!
Já no que respeita aos cofres dos partidos e coligações, e das autarquias locais, as contas são certas.
Com efeito, o Estado “ajudará” a suportar os gastos com as campanhas, e desembolsará cerca de € 14.000.000 de euros a favor dos partidos que obtiveram mais de 50.000 votos, tenham ou não conseguido mandatos para a Assembleia da República.
Estima-se assim que a coligação PàF venha a receber cerca de € 5.600.000 euros; o PS cerca de € 5.000.000 euros; o BE cerca de € 1.600.000 euros; a CDU cerca de € 1.300.000 euros; o PAN, que também conseguiu eleger um deputado, receberá a correspondente quantia.
Mas, mesmo o PDR e o PCTP/MRPP, que lograram obter mais de 50.000 votos, e não integrarão a Assembleia da República, vão receber € 172.990 euros e € 169.886 euros, respectivamente.
Todavia o dispêndio do erário público com as eleições não fica por aqui.
O Despacho nº 11182/2015, de 28/09/2015, da Ministra do Estado e das Finanças e da Ministra da Administração Interna, publicado no dia 7 de Outubro de 2015, no Diário da República, 2ª série – Nº 196, veio “recordar” que as autarquias receberão verbas por concelho; pelo número de eleitores inscritos no concelho, e uma verba multiplicada pelo número de freguesias do concelho.
Não importa, neste caso, apurar se os inscritos nos cadernos eleitorais exerceram ou não o seu direito a votar; o que importa apurar é o número de eleitores inscritos.
Quer isto dizer que o pagamento será feito em função dos cerca de 9.600.000 de eleitores inscritos, não relevando os cerca de 43,07% de abstencionistas para dedução no pagamento às autarquias.
Em conclusão: os actos eleitorais “enchem” os cofres partidários e das autarquias.
Quem paga: OS QUE VOTARAM e OS ABSTENCIONISTAS, desde que paguem IMPOSTOS!
MORAL DA HISTÓRIA: se paga impostos e forçosamente contribui para financiar os PARTIDOS e as AUTARQUIAS, ao menos, no futuro, VÁ VOTAR!
(imagem de www.ibramaq.com.br)
21 setembro 2015
CHEGA O OUTONO!…
Muito embora estejamos a ser “presenteados” com dias bonitos e um clima que não tivemos em pleno Agosto, o certo é que vem aí o outono: chega às 8:21 horas do próximo dia 23 (quarta-feira).
Esta estação do ano, em que os dias vão encurtando; a noite vai chegando cada vez mais cedo; o frio e o mau tempo se vão "aproximando"; as árvores se vão “despindo”; a chuva vai surgir com maior frequência; em que também os campos se vão colorir com cores mais escuras, mas nem por isso menos belas, vai “estender-se” até às 4:48 horas do, ainda, distante dia 22 de Dezembro, quando começará o inverno.
Esta “dança” de “Estações…”, conduziu-nos ao poema de SOFIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN que, pela sua beleza, reproduzimos:
Estações do ano
Primeiro vem Janeiro
Suas longínquas metas
São Julho e são Agosto
Luz de sal e de setas
A praia onde o vento
Desfralda as barracas
E vira os guarda-sóis
Ficou na infância antiga
Cuja memória passa
Pela rua à tarde
Como uma cantiga
O verão onde hoje moro
É mais duro e mais quente
Perdeu-se a frescura
Do verão adolescente
Aqui onde estou
Entre cal e sal
Sob o peso do sol
Nenhuma folha bole
Na manhã parada
E o mar é de metal
Como um peixe espada
(imagem:capa do livro de onde reproduzimos a poesia)
26 julho 2015
DIA DOS AVÓS!
Hoje é o dia dos avós!
Não é demais realçar a importância da relação entre os avós e os netos, e entre estes e aqueles.
Não querendo deixar passar este dia sem exaltar a ocorrência desta data tão simbólica, decidimos voltar, uma vez mais, a O LIVRO DOS AVÓS, da autora-consultora Eleanor Berman, com introdução de Claire Rayner, da Editorial Estampa, e transcrever duas reflexões (legendas) de duas fotos que ilustram aquela introdução, a saber:
- PRAZERES SIMPLES
As crianças mais pequenas sentem um prazer imenso com os brinquedos e os jogos mais simples. Um avô que nunca esteja demasiado ocupado para soprar bolas de sabão, cantar uma canção ou apanhar uma bola pode ser uma das pessoas mais importantes no mundo de qualquer criança.
- DATAS ESPECIAIS e FÉRIAS
Os netos voltam a despertar em nós recordações semiesquecidas de épocas especiais: explorar um ribeiro saltitante, ir ao jardim zoológico, comer um gelado em cone numa feira. Do mesmo modo, voltam a trazer alegria aos prazeres mais banais, como os piqueniques e as longas caminhadas.
30 junho 2015
ATLANTA; EREVAN; DUQUE DE CAXIAS; DOUALA; LAGOS!!!!
Voltamos hoje "à dança" dos CONSULADOS e dos CÔNSULES HONORÁRIOS, matéria que "despertou" a nossa curiosidade, e deu origem ao nosso "post" anterior.
É que o Director-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas voltou a despachar sobre a mesma matéria (cf. Diário da República, 2ª Série, de 9 de Junho), desta vez para criar CONSULADOS HONORÁRIOS e/ou para exonerar ou nomear os respectivos CÔNSULES.
Os Despachos também não explicitam fundamentação, e desta vez têm os objectivos de:
- Criar um Consulado em ATLANTA, com jurisdição sobre o Estado da Geórgia e dependente da Embaixada de Portugal em Washington;
- Criar um Consulado em EREVAN, com jurisdição sobre o território da República da Arménia e dependente da Embaixada de Moscovo;
- Exonerar o Cônsul em DUQUE DE CAXIAS, na República Federativa do Brasil, dependente do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro;
- Nomear o Cónsul em DOUALA, na República dos Camarões, dependente da Embaixada de Portugal em Abuja;
- Nomear o Cônsul em LAGOS, Nigéria, dependente da Embaixada de Portugal em Abuja.
Voltamos a renovar a nossa surpresa com estas concretas nomeações e, desconhecendo, como desconhecíamos, a existência de algumas das povoações contempladas e a residência de portugueses (quantos?) aí instalados, fomos levados a concluir que a SINGULARIDADE das denominações teria motivado o legislador, o que só por mera hipótese humorística se admite, mesmo referindo que ABUJA constitui território da NIGÉRIA, e que, de acordo com os dados do Observatório da Emigração, em 2009 e em toda a Arménia se encontravam registados 50 (cinquenta) portugueses.
(imagem relativa à Arménia retirada de: levontravel.am)
05 junho 2015
UBERLÂNDIA; PORTUGAL PRUDENTE; CUIABÁ; BISQUEQUE!!!!
Os CONSULADOS HONORÁRIOS encontram-se sob a jurisdição do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Os titulares destes departamentos denominam-se Cônsules Honorários.
Estas ilustres personagens não têm direito a qualquer remuneração pelo exercício de funções, mas podem receber apoios financeiros ou materiais, por parte do Estado Português, e gozam de facilidades, privilégios e imunidades, previstas no direito internacional público e pelas normas locais do Estado receptor.
Acresce que a bandeira portuguesa deve estar hasteada no edifício do posto consular, e na sua frontaria é colocado o escudo nacional, com a legenda correspondente; no caso, “Consulado Honorário de Portugal” (cf. Regulamento Consular, Anexo ao Decreto-Lei nº 71/2009, de 31/3).
Estas “benesses” não são desprezíveis!?, admitindo nós que não faltarão candidatos a estes lugares; voluntários desinteressados de contrapartidas remuneratórias, mas aspirantes à execução de uma efectiva representação dos interesses dos portugueses e de Portugal.
Vem todo este arrazoado da circunstância de, nos últimos dias (p. ex. nos dias 22 de Maio e 5 de Junho, na 2ª Série do Diário da República), terem sido publicados despachos do Director-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas a nomear, sem indicação de qualquer fundamentação fáctica, Cônsules Honorários de Portugal, designadamente, na UBERLÂNDIA, em PORTUGAL PRUDENTE, em CUIABÁ e em BISQUEQUE, dependentes dos Consulados de Portugal em Belo Horizonte, S. Paulo, Brasília e Moscovo, respectivamente, tendo-se mesmo precisado que este último Consulado teria jurisdição sobre a República do Quirguistão.
Ficámos surpreendidos com estas concretas nomeações e, desconhecendo, como desconhecíamos, a existência das povoações contempladas e a residência de portugueses (quantos?) aí instalados, fomos levados a concluir que a SINGULARIDADE das denominações teria motivado o legislador, o que só por mera hipótese humorística se admite.
(imagem de: consuladoportugalsp.org.br)
01 junho 2015
VIVAM AS CRIANÇAS!
Hoje é o DIA MUNDIAL DA CRIANÇA!
AS CRIANÇAS SÂO O FUTURO DA HUMANIDADE!
VIVAM AS CRIANÇAS!
(imagem de: floridiana.com.br)
29 maio 2015
Messa da REQUIEM de VERDI pelo Coro e Orquestra Gulbenkian!
Para homenagear o poeta e romancista Alexandro Manzoni, escritor romântico italiano falecido em 22 de Maio de 1873, e que considerou uma tragédia nacional, VERDI (10/10/1813 – 27/01/1901) compôs um Requiem à sua memória.
Este Requiem foi realizado entre 25 de Junho de 1873 e 10 de Abril de 1874, e estreado em Milão, em 22 de Maio de 1874.
O Requiem seria uma obra colectiva, [onde cada andamento ficaria à responsabilidade “dos mais distintos” compositores italianos].
Este projecto não se concretizou, [tendo VERDI aproveitado a secção que lhe estava atribuída, o Libera me, para basear a Messa da Requiem per l’anniversairo della morte di Alessandro Manzoni].
Não obstante VERDI ter sido um dos compositores das mais famosas óperas (p. ex. Don Carlos; Aida; Otello; Falstaff) este Requiem não constitui verdadeiramente uma ópera, mas a inolvidável obra que será apresentada no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, com a direcção de Paul McCreesh, Maestro Titular da Orquestra Gulbenkian.
(Imagem de: Imgkid.com)
21 maio 2015
A maestrina JOANA CARNEIRO dirige!
Hoje, no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, a maestrina JOANA CARNEIRO dirige a Orquestra Gulbenkian e o violoncelista PAVEL GOMZIAKOV, na execução das obras Don Juan, op.20, de Richard Strauss; Variações sobre um tema rococó, op.33, de Tchaikovsky; Pétrouchka (rev. 1947), de Stravinsky.
O compositor alemão RICHARD STRAUSS (11/6/1864 - 8/9/1949) criou Don Juan, em 1888; o compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (7/5/1840 – 6/11/1898) compôs as Variações sobre um tema rococó, op.33, em 1876/77, e o compositor Igor Stravinsky (17/6/1882 – 6/4/1971) escreveu Pétrouchka em 1910/1911), obra revista em 1947.
JOANA CARNEIRO, Maestrina Convidada da Orquestra Gulbenkian e Directora Artística do Estágio Gulbenkian para Orquestra, vem-se destacando “entre os mais promissores jovens maestros da sua geração”.
PAVEL GOMZIAKOV é um violoncelista russo que “ao longo do seu percurso de formação venceu vários concursos internacionais”.
(imagem de: imgartists.com)
19 maio 2015
“O que é NACIONAL é bom”!
Em maré de debate sobre a nova ortografia do português, “lembrou-se” Sua Excelência o Secretário de Estado da Cultura, mediante despachos publicados no Diário da República de ontem (18/05/2015), 2ª série, de determinar que os Museus da Música e Grão Vasco passassem, doravante, a denominar-se Museus Nacionais (Museu Nacional da Música e Museu Nacional Grão Vasco).
Naturalmente que na origem destas decisões não foi considerada a publicidade que, em determinadas épocas, afirmava que ”o que era NACIONAL era bom!”, assinalando-se aqui a publicidade da fábrica “NACIONAL”, nomeadamente no que respeitava às suas farinhas, massas e bolachas.
Tendo verificado que esta denominação não contemplou todos os Museus, pelo menos os que a ela legitimamente podem aspirar, designadamente o Museu da Marinha, aguardamos que também este Museu (e porventura outros), que já é BOM, venha também a merecer a mesma referida menção de NACIONAL.
(Imagem de: national.pt)
03 maio 2015
VIVAM AS MÃES!
Hoje é DIA DA MÃE!
QUE A INFINITA IMPORTÂNCIA DAS MÃES SEJA INFINITAMENTE RECONHECIDA!
VIVAM AS MÃES!
LONGA VIDA PARA AS MÃES!
(imagem de: capaparaface.ebook.com.br)
01 maio 2015
1º DE MAIO – DIA DO TRABALHADOR!
O 1º de Maio, como dia internacional dos trabalhadores, tem origem numa gigantesca greve e manifestação de trabalhadores realizada em 1886, em Chicago, EUA; os trabalhadores reivindicavam a criação da jornada diária de oito (8) horas de trabalho.
Este acontecimento gerou uma repressão sangrenta, tendo-se verificado mortos, feridos, e detidos muitos trabalhadores.
Nos anos que se seguiram, os trabalhadores não mais deixaram de se manifestar pela redução do horário diário de trabalho.
No dia 23 de abril de 1919, o Senado francês acolheu a jornada de trabalho com a duração de oito (8) horas, e instituiu o dia 1 de Maio, como feriado e dia dos trabalhadores, efeméride quase mundialmente reconhecida.
Em Portugal, durante o regime de Salazar / Marcelo Caetano sempre foi violentamente reprimida a pretensão dos trabalhadores comemorarem o 1º de Maio.
Após o 25 de Abril de 1974, o 1º de Maio passou a ser feriado, também em Portugal, aproveitando, os que se manifestam, para apresentarem as suas exigências de natureza laboral, social e política.
Em Portugal, o 1º de Maio, continua a afirmar-se como uma data histórica, anualmente assinalada, constituindo um direito ainda não reconhecido universalmente!
(imagem de: serracastelhana.com.br)
25 abril 2015
Apesar de tudo, CELEBREMOS O 25 DE ABRIL!
Passam hoje quarenta e um (41) anos sobre a data histórica do 25 DE ABRIL DE 1974!
Apesar de tanta "pouca vergonha" e "tanta desgraça" a que vimos assistindo, ainda nos resta a DEMOCRACIA!
Celebremos, assim, a DEMOCRACIA e com ela o 25 DE ABRIL DE 1974!
(imagem de www.vermelhos.org.br)
08 abril 2015
Ópera LE PRÉ AUX CLERCS na GULBENKIAN!
No Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, o Coro Gulbenkian, a Orquestra Gulbenkian, acompanhados de importantes cantores, sob a direcção do maestro Paul Mccreesh apresentarão a Ópera cómica em três actos, semi-encenada Le pré aux clercs, do compositor francês Ferdinand Hérold (nascido em Paris em 28 de Janeiro de 1791 e falecido na mesma cidade em 19 de Janeiro de 1833).
Eugène de Planard (1783-1853), secretário do Conselho de Estado, forneceu o libreto da ópera em 1832, baseada no livro Chronique du Temps de Charles IX, de Prosper Mérimée.
[A acção decorre em 1572, próximo do Dia do massacre de S. Bartolomeu, o culminar do conflito entre o rei católico romano de França e o rei protestante de Navarra. O enredo centra-se na controversa história de amor entre os protagonistas, Isabel Montal (soprano Marie-Eve Munger) e o Barão de Mergy (tenor Michael Spyres].
Pré-aux-Clercs corresponde ao nome do hotel parisense, em cuja capela se realiza o seu casamento.
A Ópera teve tanto êxito que alcançaria mil representações até 1871, êxito que não foi do conhecimento do compositor, falecido antes da sua apresentação ao público.
Aguarda-se também muito sucesso nesta apresentação na Gulbenkian.
(imagem de "booknode.com")
04 abril 2015
PÁSCOA FELIZ!
Amanhã, é dia de PÁSCOA.
O TUDOEMAISALGUMACOISALEONOR deseja a todos os seus visitantes um FELIZ DIA DE PÁSCOA!
(imagem de "profanandaschultz.blogspot.com")
26 março 2015
DIA DO LIVRO PORTUGUÊS!
No dia 26 de Março de 1487, foi imprimido o primeiro livro em Portugal: o “Pentateuco”, em hebraico.
Com este fundamento, a Sociedade Portuguesa de Autores escolheu este dia para assinalar a importância do livro e da língua portuguesa.
De entre os livros portugueses, decidimos escolher O LIVRO DE CESÁRIO VERDE, para aqui destacar, exibindo cópia da capa de três das suas edições, das muitas que existem.
A primeira que apresentamos é de Novembro de 2003 e trata-se de uma edição especial organizada por Manuel Gomes.
A segunda corresponde a uma edição ilustrada por Pedro Sousa Pereira, de Dezembro de 2007, realizada pela Oficina do Livro.
A terceira é da Estante Editora, 2ª edição, efectuada em Agosto de 2010.
VAMOS TODOS LER E RELER CESÁRIO VERDE E OS OUTROS IMPORTANTES ESCRITORES PORTUGUESES!
20 março 2015
PRIMAVERA e POESIA!
Hoje é o primeiro dia da PRIMAVERA, estação do ano que se prolonga até 21 de Junho, quando se inicia o VERÃO.
É a época em que os dias crescem, o tempo aquece, os campos florescem…
É linda a PRIMAVERA!
Amanhã comemora-se o DIA MUNDIAL DA POESIA.
Parece-nos uma boa ideia associar estes dois acontecimentos, mediante a reprodução do poema de Alberto Caeiro, um dos heterónimos de Fernando Pessoa, intitulado:
QUANDO VIER A PRIMAVERA
Quando vier a Primavera,
Se eu já estiver morto,
As flores florirão da mesma maneira
E as árvores não serão menos verdes que na Primavera passada.
A realidade não precisa de mim.
Sinto uma alegria enorme
Ao pensar que a minha morte não tem importância nenhuma
Se soubesse que amanhã morria
E a Primavera era depois de amanhã,
Morreria contente, porque ela era depois de amanhã.
Se esse é o seu tempo, quando havia ela de vir senão no seu tempo?
Gosto que tudo seja real e que tudo esteja certo;
E gosto porque assim seria, mesmo que eu não gostasse.
Por isso, se morrer agora, morro contente,
Porque tudo é real e tudo está certo.
Podem rezar latim sobre o meu caixão, se quiserem.
Se quiserem, podem dançar e cantar à roda dele.
Não tenho preferências para quando já não puder ter preferências.
O que for, quando for, é que será o que é.
(imagem de: diariodigital.sapo.pt)
18 março 2015
CONCERTOS DE PÁSCOA vs. ORQUESTRA DIVINO SOSPIRO!
Este ano, os Concertos de Páscoa na Gulbenkian consistem na interpretação das obras de BACH (Tocata e Fuga em Ré menor, Missa em Sol menor, e Labet dem Herrn alle Heiden) e HANDEL (Dixit Dominus), pelo Coro Gulbenkian e pela orquestra de música barroca Divino Sospiro, sob a direcção do maestro MICHEL CORBOZ.
A orquestra DIVINO SOSPIRO é uma orquestra portuguesa de música barroca fundada em 2004, residente no Centro Cultural de Belém e habitualmente dirigida pelo maestro Enrico Onofri, de nacionalidade italiana.
Esta orquestra vêm-se apresentando cada vez mais, quer em Portugal, quer no estrangeiro, designadamente no Festival d’Ile de France, nas Folles Journées de Nantes e do Japão, no Festival de Varna, no Fevereiro Lírico em San Lorenzo de El Escorial, no Festival d’Ambronay ou no Bargemusic Festival de Nova Iorque.
Agora, nesta época pascal, representará, nomeadamente a MISSA de BACH (de origem alemã, 1685-1750) e DIXIT DOMINUS de HANDEL (de origem alemã, 1685-1759), composições de inspiração religiosa.
Um espectáculo a não perder!
(imagem de: CCB.PT)
16 março 2015
BRONZEAMENTO ARTIFICIAL … PODE SER PERIGOSO …
Agora que caminhamos para os dias bonitos e o bom tempo, e existe a tentação para uma maior exposição corporal e para a exibição de uma pele bronzeada, importa atentar nos perigos de um bronzeamento conseguido artificialmente.
Zelando para que isso se processe com a maior cautela, o legislador produziu a Portaria nº 77-B/2015, hoje publicada na I série do Diário da República, regulando o acesso e o exercício das entidades que prestam esse serviço, e exigindo que alertem os utilizadores dos perigos em que incorrem quando se sujeitem ao BRONZEAMENTO ARTIFICIAL, designadamente o envelhecimento da pele e o aumento do risco do aparecimento do cancro da pele.
Perante este quadro, talvez a abstinência relativamente ao BRONZEAMENTO ARTIFICIAL seja a melhor opção…
(imagem de: humortadela.bol.uol.com.br)
04 março 2015
PONTE 25 de ABRIL !
Foi hoje objecto de publicação no Diário da República, o Anúncio da Direcção-Geral do Património Cultural que determina a abertura do processo de clasificação da Ponte 25 de Abril.
Visa este processo sinalizar a Ponte 25 de Abril como bem imóvel de interesse cultural.
É bem justificada esta iniciativa relativa à ligação rodo-ferroviária entre LISBOA-ALMADA-LISBOA, que diariamente permite a deslocação de milhares de pessoas entre as duas margens do Tejo.
A esta inegável utilidade, virá a reconhecer-se o incalculável valor cultural desta "obra de arte".
(imagem de www.dezinteressante.com)
20 fevereiro 2015
NA MANHÃ DE DOMINGO: RHAPSODY IN BLUE!
Na manhã do próximo domingo, dia 22, no grande auditório da Gulbenkian, o maestro PEDRO NEVES, vai dirigir a ORQUESTRA GULBENKIAN e o pianista e compositor MÁRIO LAGINHA, mediante a representação de obras de RAVEL (Pavane, op. 50), Stravinsky (Pulcinella (suite) e Gershwin (Rhapsody in Blue).
PEDRO NEVES é professor na Academia Nacional Superior de Orquestra, maestro titular da Orquestra Clássica de Espinho, e maestro convidado de várias outras orquestras, designadamente da Orquestra Gulbenkian desde 2013-2014.
MÁRIO LAGINHA é um reconhecido pianista e compositor português, da área do jazz, tendo editado o seu primeiro disco (Hoje) em 1994; posteriormente gravou vários outros discos, e tem colaborado em espectáculos de teatro, cinema e outras artes.
Irão ser apresentadas obras dos importantes compositores RAVEL, de nacionalidade francesa que viveu entre 7 de Março de 1875 e 28 de Dezembro de 1937, autor da orquestra Boléro; STRAVINSKY, de nacionalidade russa que viveu entre 17 de Junho de 1882 e 6 de Abril de 1971, autor de famosos ballets, designadamente de A Sagração da Primavera, e GERSHWIN, de nacionalidade norte-americana que viveu entre 26 de Setembro de 1898 e 11 de Julho de 1937, autor da Rhapsody in Blue, precisamente uma das obras escolhidas para o concerto a realizar no próximo domingo.
Esta Rhapsody in Blue que é uma composição musical para piano solo e banda de jazz, contém elementos de música clássica e jazz.
Um concerto a não perder!
(imagem de: “ict-concerto.eu”)
29 janeiro 2015
AS BODAS DE FIGARO na Gulbenkian!
É já amanhã e domingo que o maestro Paul McCreesh vai dirigir o Coro e a Orquestra Gulbenkian na apresentação de AS BODAS DE FIGARO (La nozze di Figaro), em versão semi-encenada.
AS BODAS DE FIGARO constituem a ópera composta por MOZART sobre libreto de Lorenzo da Ponte; foi estreada em 1 de Maio de 1786, em Viena.
Trata-se de uma ópera-bufa (cómica) em quatro actos, onde MOZART pretende satirizar a nobreza.
A acção decorre no Castelo do Conde de Almaviva (barítono), perto de Sevilha.
MOZART questiona o chamado Direito do Senhor, que consistia no facto do Senhor (o Nobre) se relacionar sexualmente com a serva, quando esta decidia casar-se, e antes do casamento ocorrer.
No caso concreto, o Senhor era o Conde de Almaviva, e os servos são Susanna (soprano soubrette), noiva de FIGARO (baixo-barítono).
Intervem também Bartolo (baixo), médico do Conde, incompatibilizado com FIGARO, por este ter colaborado com o Conde no rapto de Rosina, que se transformaria na Condessa de Almaviva (soprano).
Depois de várias vicissitudes, o relacionamento entre as várias personagens acaba numa festa…
… que os nossos leitores só ganharão em acompanhar!
(imagem de:guiadacultura.wordpress.com)
15 janeiro 2015
RECITAL DEDICADO A MOZART!
É já no próximo domingo, dia 18, que o Quarteto Casals se apresenta no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian para realizar um recital dedicado a Mozart.
O Quarteto Casals é um grupo de cordas espanhol constituído por Vera Martinez (violino), Abel Tomàs (violino), Jonathan Brown (viola) e Arnau Tomàs (violoncelo), e foi criado em 1997 na Escola Rainha Sofia, em Madrid.
Na Gulbenkian vai interpretar W. A. Mozart, mediante o Quarteto para Cordas nº 8, em Fá maior, K. 168; o Quarteto para Cordas nº 14, em Sol maior, K. 387, Primavera, e o Quarteto para Cordas nº 23, em Fá maior, K. 590.
O Quarteto Casals é considerado um dos mais importantes quartetos da actualidade e a sua prestação musical tem sido distinguida com a atribuição de vários prémios, designadamente em Londres (2000), Hamburgo (2002) e Barcelona (2005), o que tem determinado os convites para se apresentar frequentemente nos palcos mais musicalmente reconhecidos.
MOZART (1756-1791), considerado um prodigioso e influente compositor austríaco, compôs mais de 600 obras de música clássica, aqui se integrando a música de câmara e os Quartetos de cordas acima referidos.
A apresentação da música de câmara de tão importante compositor pelo qualificado Quarteto Casals constituirá, certamente, um evento relevante no panorama da reprodução da música clássica no nosso país.
(imagem do Quarteto Casals em nytimes.com)
07 janeiro 2015
CONCERTO A NÃO PERDER ...
Esta semana a GULBENKIAN faculta-nos a audição do Concerto para Piano e Orquestra nº 4, em Sol maior, op. 58, de Ludwig van Beethoven, e a Sinfonia nº 4, em Mi bemol maior (1886), de Anton Bruckner, o que faz através da sua afamada Orquestra, neste caso dirigida pelo reconhecido maestro alemão DAVID AFKAM, e integrando o premiado pianista romeno RADU LUPU.
O Concerto foi composto em Viena entre 1805 e 1806, e apresentado ao público em 1808, também em Viena, actuando Beethoven como solista de piano.
A importância e o valor desta obra não foram logo reconhecidos, mas actualmente é considerada uma obra central para Piano e Orquestra.
A Sinfonia nº 4, intitulada de “Romântica” pelo próprio compositor ANTON BRUCKNER, foi por este escrita em 1874, e estreada em 1881, em Viena, com grande sucesso.
O conhecimento geral sobre BEETHOVEN e a inegável importância da sua obra, não justifica se produzam aqui redundantes considerações.
Todavia, a situação é diversa relativamente a ANTON BRUCKNER, importando assim divulgar que se trata de um compositor austríaco que viveu entre 1824 e 1896, cuja obra não foi especialmente valorizada em vida, o que veio posteriormente a acontecer pelo reconhecimento da influência de BACH, HAYDEN e MOZART na sua música.
Como assinalámos, o concerto será dirigido pelo jovem maestro, de nacionalidade alemã, DAVID AFKAM, nomeado para dirigir a Orquestra Nacional de Espanha a partir de Setembro de 2015.
Apesar da sua juventude (nasceu em 1983), o reconhecimento do seu valor mereceu a DAVID AFKAM o convite para assumir a regência de importantes orquestras, como a Orquestra Sinfónica de Londres.
O concerto integra o pianista romeno RADU LUPU (nascido em 1945), que tem actuado regularmente em festivais da Europa e dos Estados Unidos, e sido regularmente premiado em vários concursos.
(DAVID AFKAM - foto /imagem de askonasholt.co.uk)
Subscrever:
Mensagens (Atom)