Weather

15 janeiro 2015

RECITAL DEDICADO A MOZART!




É já no próximo domingo, dia 18, que o Quarteto Casals se apresenta no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian para realizar um recital dedicado a Mozart.

O Quarteto Casals é um grupo de cordas espanhol constituído por Vera Martinez (violino), Abel Tomàs (violino), Jonathan Brown (viola) e Arnau Tomàs (violoncelo), e foi criado em 1997 na Escola Rainha Sofia, em Madrid.

Na Gulbenkian vai interpretar W. A. Mozart, mediante o Quarteto para Cordas nº 8, em Fá maior, K. 168; o Quarteto para Cordas nº 14, em Sol maior, K. 387, Primavera, e o Quarteto para Cordas nº 23, em Fá maior, K. 590.

O Quarteto Casals é considerado um dos mais importantes quartetos da actualidade e a sua prestação musical tem sido distinguida com a atribuição de vários prémios, designadamente em Londres (2000), Hamburgo (2002) e Barcelona (2005), o que tem determinado os convites para se apresentar frequentemente nos palcos mais musicalmente reconhecidos.

MOZART (1756-1791), considerado um prodigioso e influente compositor austríaco, compôs mais de 600 obras de música clássica, aqui se integrando a música de câmara e os Quartetos de cordas acima referidos.

A apresentação da música de câmara de tão importante compositor pelo qualificado Quarteto Casals constituirá, certamente, um evento relevante no panorama da reprodução da música clássica no nosso país.



(imagem do Quarteto Casals em nytimes.com)

Sem comentários: