Amanhã, 10 de Junho, comemora-se o DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS espalhadas pelo mundo.
Após a Implantação da República, este dia 10 de Junho foi escolhido para feriado municipal de Lisboa, nomeado como dia de CAMÕES, por se considerar que foi a 10 de Junho que ocorreu a morte deste nosso maior poeta e para honrar a sua memória.
Com o regime instituído em 1933 e Salazar, este feriado tornou-se nacional; passou a constituir motivo para a propaganda nacionalista / colonialista do chamado Estado Novo e a ser conhecido como o DIA DA RAÇA.
Com o 25 de ABRIL rebaptizou-se o DIA 10 DE JUNHO, que passou a comemorar-se como DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES e DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS, em homenagem aos portugueses que emigraram a procura de melhores condições de vida e de sobrevivência.
As cerimónias oficiais deste dia vão este ano realizar-se no Porto.
Para além de diversas iniciativas e dos discursos habituais, é tradição Sua Excelência o Presidente da República impor as insígnias das condecorações que por ele vão sendo concedidas.
Impõe-se assinalar que as condecorações atribuídas são às centenas: só no Diário da República de 12 de Abril figuram 269 (duzentos e sessenta e nove) personalidades merecedoras de distinção.
Existem condecorações para todos os gostos e feitios e as individualidades possuem, também, as origens e as qualificações mais diversas.
Este ano, na Sessão Solene Comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a decorrer dia 10 de Junho, na Alfândega do Porto, serão agraciados 26 individualidades, designadamente:
Dr. Eduardo Catroga
Liga Portuguesa Contra o Cancro
Dr. Rui Rio
Prof. Doutor Daniel Sampaio
Porém, muitos ilustre condecorados não foram escolhidos para receberem as suas condecorações com a mesma solenidade.
O TUDOEMAISALGUMACOISALEONOR – decidiu minimizar tamanha “injustiça”, razão por que passa a referir algumas destas ilustres personagens (as mais sonantes), lamentando não o poder fazer relativamente a todos, já que, para além das 269 atrás referidas, teriamos que acrescentar, pelo menos, as 7 (sete), 70 (setenta), 24 (vinte e quatro) e 60 (sessenta) indicadas nos Diários da República – II SÉRIE, de 3 de Abril, 20 de Abril, 21 de Abril e 18 de Maio, respectivamente:
- Padre Dr. Victor Melícias;
- Prof. Doutor José Barata-Moura;
- Lúcia Piloto;
- Dr. António Carrapatoso;
- Dra. Lídia Guerreiro Jorge;
- Dr. Armando Vara;
- Maestro Joaquim Luis Gomes;
- Dr. Júlio Miranda Calha;
- Padre Dr. Vaz Pinto;
- Dr. António Perez Metelo;
- Prof. Doutor Fernando Rosas;
- Cantora Elsa Saque;
- Mestre Vítor Sobral;
- Júlio Isidro;
- Prof. Doutor Júlio Machado Vaz;
- Pedro Burmester;
- Bernardo Sasseti;
- Vitor de Sousa;
- Engº Luis Tadeu;
- Fernando Travassos Tordo;
- Dr. Henrique Cymerman;
- Cineasta João Botelho.
É caso para exclamar: valham-nos as condecorações !!
Sem comentários:
Enviar um comentário