Weather

05 março 2006

A HOMENAGEM A MANUEL TEIXEIRA-GOMES


O Presidente Jorge Sampaio, como seu último acto público, foi à Argélia homenagear um dos últimos Presidentes da I ª República: MANUEL TEIXEIRA GOMES.
Manuel Teixeira Gomes, natural de Vila Nova de Portimão, foi eleito Presidente da República em 6 de Agosto de 1923, mas perante um quadro de crise política, social e militar, resigna em 11 de Dezembro de 1925 e deixa Portugal.
Em 1931 instala-se na Argélia e vem a falecer em 1941.
Em 16 de Outubro de 1950, a pedido da sua família, os seus restos mortais foram trasladados para o cemitério de Portimão.
Mas, MANUEL TEIXEIRA GOMES é um dos maiores vultos da literatura portuguesa do século XX, razão por que, também, por isso merece ser homenageado e a sua obra devidamente divulgada.
Das suas notas autobiográficas, permitimo-nos transcrever algumas palavras que revelam que - nem por se encontrar "exilado" MANUEL TEIXEIRA GOMES perdeu o gosto de viver:
" E assim a existência me tem corrido novamente propícia e feliz, não me parecendo que haja motivo para mudar de rumo, e alimentando vagamente a esperança de seguir até o fim.
[...] olho para o céu, para o mar, para as montanhas, para a paisagem, com a encantada curiosidade de um ressuscitado; e escrevo a alguns amigos com a abundância - a incontinência que sabe ".

Sem comentários: