Weather

26 março 2006

NÃO SE ESGOTAM OS DIAS A COMEMORAR

Continuando a assinalar as efemérides ou os DIAS temáticos, aqui indicamos mais alguns:
Hoje - 26 - DIA DO LIVRO PORTUGUÊS e DIA DO UTENTE DE SAÚDE;
Amanhã - 27 - DIA MUNDIAL DO TEATRO e DIA MUNDIAL DO DADOR DE SANGUE;
Dia 29 - DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE.

BOCAGE E O DIA MUNDIAL DA POESIA

No post onde assinalei a sucessão dos DIAS e ACONTECIMENTOS que são comemorados prometi - relativamente aqueles que ali referi - falar de algumas das iniciativas organizadas por entidades públicas ou particulares para o efeito.
Entendi retornar ao dia mundial da poesia e evidenciar o poeta BOCAGE.
BOCAGE porque em 2005 se comemoraram 200 anos da sua morte;
BOCAGE porque muitas destas comemorações se prolongaram por este ano;
BOCAGE porque é considerado um dos nossos maiores poetas, apesar de - lamentavelmente - muitos apenas o associarem às anedotas;
BOCAGE porque a sua poesia foi considerada por FERNANDO PESSOA - outro dos nossos maiores poetas - "fonte contínua de exaltação estética";
BOCAGE porque CASTILHO - outro dos nossos grandes escritores - considerou que - com ele - o soneto atingiu o seu apogeu na literatura portuguesa.
Compreende-se, assim, que em Lisboa, a Hemeroteca tenha organizado na Biblioteca Municipal Camões, o sarau literário "Bocage Sua Vida e Obra"; que no dia 19, no Porto, na sede do Museu Nacional da Imprensa, tenha sido inaugurada a exposição "Bicentenário de Bocage: o poeta através da imprensa". Esta mostra decorrerá até 30 de Junho.
Estas iniciativas seguem-se a muitas outras - algumas que aqui se relembram - e que se destinaram a homenagear o poeta no bicentenário da sua morte, a saber:
- emissão de uma medalha comemorativa, em bronze, pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, em colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal;
- exposição bibliográfica "Eis Bocage ...", na Biblioteca Nacional, de 17 de Novembro de 2005 a 28 de Janeiro de 2006, de que foi publicado um interessante catálogo;
- a Câmara Municipal de Setúbal /Biblioteca Municipal de Setúbal, com o apoio de IPLB, assinalou o Dia Mundial do Livro, em 2005, com um conjunto de actividades relativas à obra e à vida do poeta, onde não faltou a oferta de um café oferecido pela Nicola, empresa de Cafés que adoptou o nome do poeta para marca de um dos seus lotes de café.
Ficaria incompleto este post, que constitui, também, a minha homenagem ao poeta, se aqui não reproduzisse um dos seus sonetos mais conhecidos e autobiográfico:
Magro, de olhos azuis, carão moreno,
Bem servido de pés, meão na altura,
Triste de facha, o mesmo de figura,
Nariz alto no meio, e não pequeno:

Incapaz de assistir num só terreno,
Mais propenso ao furor do que à ternura,
Bebendo em níveas mãos por taça escura
De zelos infernais letal veneno:

Devoto incensador de mil deidades ,
(Digo de moças mil) num só momento
Inimigo de hipócritas, e frades:

Eis Bocage, em quem luz algum talento:
Saíram dele mesmo estas verdades
Num dia, em que se achou cagando ao vento.

22 março 2006

FEIRA DO LIVRO MANUSEADO

Passe a publicidade, encontra-se a decorrer até ao dia 2 de Abril, na Rua Augusta a VI FEIRA DO LIVRO MANUSEADO.
As Editoras representadas são cerca de 50.
Aproveitei a hora do almoço e fui lá espreitar !
Na minha opinião, existem por lá muitos livros com interesse e dizem que os descontos variam entre 30% e 50%, o que não consegui comprovar porquanto nos livros que manuseei e naquele que adquiri, só se encontrava indicado o preço da feira ! É pena que, assim, seja !

20 março 2006

UMA SUCESSÃO INTERMINÁVEL DE "DIAS" E ACONTECIMENTOS !!

Estamos mesmo numa época de comemorações e acontecimentos.
Num dia é o DIA disto; noutro dia é o DIA daquilo.
Uns a merecerem mais destaque e "badalação"; outros - normalmente os menos susceptíveis de alimentar o consumismo (recordemo-nos que o passado dia 15 foi o DIA MUNDIAL DOS
DIREITOS DO CONSUMIDOR) - ficam esquecidos.
É um exagero dos cultores das efemérides !!
Mas se atentarmos bem nesta realidade, não podemos deixar de lhe reconhecer aspectos interessantes e curiosos.
Senão veja-se só o que se comemorou ou vai comemorar nestes dias:
1) Ontem - 19 - foi o DIA DO PAI, dia que se começou a celebrar a 19 de Junho de 1910, em Spokane, USA; por cá, é um dia consagrado a S. José e escolhido pelos filhos para homenagearem os seus pais;
2) Hoje - 20 - iniciou-se a PRIMAVERA, pelas 18h26m, momento em que se verificou o equinócio de Março, o que significa que a Terra passou por um ponto onde a inclinação do Sol em relação ao plano do equador é nula; note-se que este mesmo equinócio marca o início do Outono no hemisfério Sul; hoje a duração do dia é igual à duração da noite.
Refira-se que a Primavera nem sempre se inicia a 20 de Março; nalguns anos, conforme o momento da verificação do equinócio, poderá a PRIMAVERA iniciar-se a 21 de Março; é, também, o DIA DA AGRICULTURA;
3) Amanhã - 21 - comemoram-se nada menos que três dias: é o DIA MUNDIAL DA ÁRVORE E DA FLORESTA, o DIA MUNDIAL DA POESIA; o DIA DA UNIDADE INTER-RACIAL;
E os DIAS a merecer comemoração no decorrer desta semana, não ficam por aqui.
4) Depois de amanhã - 22 - assinalar-se-á o DIA MUNDIAL DA ÁGUA e o DIA DO TEATRO AMADOR; neste dia, em 1895, os irmãos LUMIÈRE fizeram a primeira demonstração pública do cinematógrafo, razão por que muitos os consideram os pais do cinema;
5) Na quinta-feira - 23 - é o DIA DA CARITAS e o DIA MUNDIAL DA METEOROLOGIA;
6) Na sexta-feira - 24 - é o DIA DO ESTUDANTE e o DIA MUNDIAL DA TUBERCULOSE.
Para a semana há mais !!!!! .....
Para comemorar estes DIAS muitas iniciativas oficais e particulares foram organizadas ...
A algumas farei aqui referência nos próximos dias ...
(A imagem acima inserida foi extraída do site da Direcção-Geral dos Recursos Florestais)

16 março 2006

DIA MUNDIAL DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR vs. FEIRA DE PUBLICAÇÕES SOBRE CONSUMO

Ao passarmos à porta da sede do Instituto do Consumidor (IC), na Praça Duque de Saldanha, deparámos com um cartaz a anunciar uma Feira de produtos do consumo.
Este anúncio despertou a nossa curiosidade e subimos, assim, ao primeiro andar da sede do IC, local onde decorre uma surpreendente feira/mostra de publicações sobre consumo.
As publicações - largas dezenas - são para oferta (a esmagadora maioria); para consulta e para aquisição.
Encontra-se ali um enorme manancial de documentação acessível a quem se der ao "trabalho"de subir dois lances de escadas.
Os guias sobre os mais variados temas são inúmeros; colectâneas de legislação, mesmo em suporte CD; DVDs, brochuras, calendários, manuais de boas práticas, catálogos, dossiês, estudos, etc., encontram-se ali à disposição do público gratuitamente.
Encontram-se, igualmente, ali inúmeros exemplares da revista CONSUMIDORES, órgão do IC, para quem o desejar ... e a abordar temas tão variados como: ESTUDO COMPARATIVO dos FRANGOS; TÁXIS: desrespeito sobre rodas; PROTECTORES SOLARES; HIGIENE NOS TALHOS; SEGURANÇA RODOVIÁRIA; TATUAGENS, etc.
Esta feira vai terminar amanhã, no horário das 12 às 18H00 horas.
Aproveite ...........e não perca esta excelente oportunidade. Não se vai arrepender .............

15 março 2006

CONSTITUI UM ÊXITO A HOMENAGEM A FRIDA NA GALERIA DA DGAJ

Iniciou-se no passado dia 8 de Março a nova exposição na galeria de arte da Direcção-Geral da Administração da Justiça, que vai estar patente até 13 de Abril, intitulada UM LUGAR PARA FRIDA KHALO. Fui lá ontem visitar a exposição e gostei muito da combinação dos quadros da artista ELSA DE SOUSA com as jóias de ANA CARDOSO. A policromia dos quadros e das jóias harmonizam-se perfeitamente. Os 18 quadros expostos revelam uma grande influência do traço e cor de FRIDA e surpreenderam-me por - na minha interpretação - não nos transmitirem o sofrimento e a angústia que transparecem da obra de FRIDA. Foi provavelmente uma opção da pintora ELSA DE SOUSA, que nos quis transmitir o apego de FRIDA à vida apesar de toda a contrariedade que a atingiu. É bem possível que esteja equivocado!? De qualquer forma, a pintora ELSA trabalhou intensamente para prestar esta merecida e conseguida homenagem à grande FRIDA: assinale-se que os quadros em exposição encontram-se todos datados de 2003 a 2006. Gostei muito do auto-retrato da pintora, que se retrata juntamente com FRIDA.
As jóias, muito bem expostas, em vidro orgânico da ANA CARDOSO impõem-se, também, pelas suas formas originais e pelas suas cores vivas.
Resta referir que, na inauguração da exposição, onde não estivemos, CÉSAR SALVADO declamou o seu poema intitulado Mãe Luz, que de seguida reproduzimos:

Os afectos
São o bálsamo
Permanente
Na viagem dos sentimentos

O cheiro da cal
E do almagre
Que ainda
Trago comigo

A memória
Das palavras
Sentadas no portado

E a luz
De minha mãe
Debruçada no postigo

Os afectos
Meu irmão
São o caviar dos justos !...

07 março 2006

Elas andam aí!!!

Há vacas em Lisboa... ah pois há!

BREVEMENTE AQUI... SIM, AQUI!!!

Temos a nossa primeira amostra:

05 março 2006

A HOMENAGEM A MANUEL TEIXEIRA-GOMES


O Presidente Jorge Sampaio, como seu último acto público, foi à Argélia homenagear um dos últimos Presidentes da I ª República: MANUEL TEIXEIRA GOMES.
Manuel Teixeira Gomes, natural de Vila Nova de Portimão, foi eleito Presidente da República em 6 de Agosto de 1923, mas perante um quadro de crise política, social e militar, resigna em 11 de Dezembro de 1925 e deixa Portugal.
Em 1931 instala-se na Argélia e vem a falecer em 1941.
Em 16 de Outubro de 1950, a pedido da sua família, os seus restos mortais foram trasladados para o cemitério de Portimão.
Mas, MANUEL TEIXEIRA GOMES é um dos maiores vultos da literatura portuguesa do século XX, razão por que, também, por isso merece ser homenageado e a sua obra devidamente divulgada.
Das suas notas autobiográficas, permitimo-nos transcrever algumas palavras que revelam que - nem por se encontrar "exilado" MANUEL TEIXEIRA GOMES perdeu o gosto de viver:
" E assim a existência me tem corrido novamente propícia e feliz, não me parecendo que haja motivo para mudar de rumo, e alimentando vagamente a esperança de seguir até o fim.
[...] olho para o céu, para o mar, para as montanhas, para a paisagem, com a encantada curiosidade de um ressuscitado; e escrevo a alguns amigos com a abundância - a incontinência que sabe ".

FRIDA KAHLO

Estava ansioso por ir visitar a exposição da singular artista mexicana FRIDA KAHLO.
Assim, não quis esperar mais e aproveitei a manhã de hoje para ir ao Centro Cultural de Belém observar interessadamente as 26 obras desta mulher que, apesar de uma vida plena de sofrimento, sacrifício e angústia nos deixou uma obra espectacular, que tem muito de autobiográfico e exprime o seu sofrimento físico e a sua relação sentimental atribulada com o muralista DIEGO RIVERA.
Esta exposição, hoje muito concorrida, integra, ainda, fotografias e objectos pessoais que dão a conhecer o percurso da artista desde a sua infância até à sua morte.
Ao percorrermos a exposição não podemos ficar indiferentes e deixar de nos questionar sobre a enorme força anímica desta mulher que sofreu um ataque de poliomielite aos seis anos de idade que a deixa com uma importante deficiência numa das pernas; aos 18 anos sofre um tremendo acidente de viação que agrava enormemente a sua saúde para sempre; acaba por sofrer a amputação da sua perna direita; passa longos períodos acamada, mas nunca desiste de viver ... e de se revelar expressivamente...
Esta exposição é a mais completa sobre FRIDA realizada nas últimas décadas com obras provenientes do MUSEU DOLORES OLMEDO, do México, destacando-se - de acordo com o meu gosto pessoal - o RETRATO DE DOÑA ROSITA MORILLO (1944); AUTO-RETRATO COM MACACO (1945); A MENINA VIRGÍNIA (1929); A COLUNA PARTIDA (1944).
Em minha opinião é um acontecimento imperdível.

Capote


Pois é ... mais um grande filme. Este sobre um jornalista, chamado Truman Capote, uma figura que tinha tanto de estranha, como de complexa. A interpretação de Philip Seymour Hoffman impressiona e é razão suficiente para ir ver o filme. Há quem diga que é o grande favorito para a conquista do Óscar de Melhor Actor, e eu também aposto nele ... Não deixa de ser também digno de registo, o facto de este ser o primeiro trabalho como realizador de Bennett Miller. E logo com uma nomeação para melhor realizador.