Tal como o título indica aqui escreve-se sobre tudo e mais alguma coisa... :P
25 março 2014
AS ILHAS DESERTAS e AS FOCAS-MONGE
O Conselho da Europa acolheu a candidatura do Parque Natural da Madeira, formulado em Novembro de 2011, e atribuiu às Ilhas Desertas o Diploma Europeu para as Áreas Protegidas.
As Ilhas Desertas, que se localizam a 22 milhas náuticas do Funchal, têm obtido o sucessivo reconhecimento das autoridades nacionais e da Europa como sítio natural a proteger.
Em 1990 foram classificadas como Área de Protecção Especial; desde 1995 que têm o estatuto de Reserva Natural; antes, em 1992, já o Conselho da Europa as havia classificado como Reserva Biogenética; em 2000 foram integradas na Rede Natura.
A protecção de que as Ilhas têm beneficiado permitiu uma constante valorização da biodiversidade, tornando-as relevante centro de nidificação da ave marinha freira–do-bugio, e um aumento da população da foca-monge, que é considerada a mais rara do mundo, com a existência considerada em perigo.
Ali existirão cerca de 30 animais, numa população mundial que se estima em cerca de 500 exemplares.
A protecção deste PARQUE NATURAL transcende as questões da soberania territorial, impondo-se todavia reconhecer a acção das autoridades da Madeira para a classificação agora obtida.
(imagem de “universomarino.com”)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário