Weather

02 outubro 2013

(NÃO CONFIRMADO) RETIRADO O ESTATUTO DE UTILIDADE PÚBLICA DA FUNDAÇÃO MANUEL CARGALEIRO!





O Diário da República de ontem (2.ª série) dá-nos conta que a Presidência do Conselho de Ministros não confirmou o estatuto de utilidade pública, que é o mesmo que dizer: RETIROU, de que gozava a FUNDAÇÃO MANUEL CARGALEIRO.

O Mestre MANUEL CARGALEIRO nasceu em Chão das Servas (Vila Velha de Ródão), em 16 de Março de 1927.

A FUNDAÇÃO existia desde 31 de Janeiro de 1990 e tinha actualmente a sua sede em Castelo Branco, distrito da naturalidade daquele importantíssimo artista plástico e ceramista, onde existe um MUSEU MANUEL CARGALEIRO, com cerca de cinco mil (5.000) obras de arte, muitas delas da autoria do artista, doadas à FUNDAÇÃO.

Desde criança que MANUEL CARGALEIRO veio viver para a SOBREDA, concelho de ALMADA, e residia em FRANÇA.

Encontra-se em edificação na QUINTA DA FIDALGA, no SEIXAL, um MUSEU-OFICINA DE ARTES MANUEL CARGALEIRO, projecto do insigne arquitecto Mestre SISA VIEIRA.

Este MUSEU-OFICINA contará também com um conjunto importante de obras de arte (plástica,tapeçaria e cerâmica) do espólio do artista, muitas delas da sua autoria.

Importa evidenciar que o "esforço" para a criação destes Museus tem recaído sobre as Câmaras Municipais de Castelo Branco e do Seixal.

Muito embora viva em França, onde tem obra pública, designadamente o painel cerâmico que decora a estação de metro de Champs Elysées-Clemenceau, de Paris (1995), o Mestre CARGALEIRO é um artista muito reconhecido e considerado em Itália, país onde existe o Museo Artístico Industriale MANUEL CARGALEIRO, em Vietri sul Mare, na Costa Amalfitana (Salerno), um espaço dedicado à cerâmica, no histórico Palácio dos Duques Carosino.

[O núcleo do museu é representado por 150 obras da coleção pessoal, que o artista doou à cidade de Vietri].


O mesmo Diário da República, revela que o Conselho de Ministros declarou a utilidade pública da "Associação Scalabitana de Proteção de Animais", com sede em Santarém, e da "Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting",com sede em Lisboa.

MUITO BEM! ASSIM VAI A CULTURA EM PORTUGAL!

(imagens de: "www.salernomagazine.it"; "odia.terra.com.br")

Sem comentários: