Weather

19 julho 2006

“LER ANTES DE LER”


O governo, através da Resolução do Conselho de Ministros nº 86/2006, publicada no Diário da República de 12 deste mês, aprovou o chamado PLANO NACIONAL DE LEITURA.

Para o fundamentar, o governo alega os níveis de literacia [1]da população em geral e dos jovens em particular, significativamente – afirma – inferiores à média europeia.

“Destacam-se, como pricipais acções previstas, as seguintes:
A promoção da leitura diária em jardins-de-infância e escolas de 1º e 2º ciclos nas salas de aula;
A promoção da leitura em contexto familiar;
A promoção da leitura em bibliotecas públicas e noutros contextos;
O recurso aos meios de comunicação social e a campanhas para sensibilização da opinião pública;
A produção de programas centradas no livro e na leitura a emitir pela rádio e pela televisão;
O apoio a blogs e chat-rooms sobre livros e leitura para crianças, jovens e adultos”.

ESTÁ NA HORA DOS LIVROS; ESTÁ NA HORA DA LEITURA; QUANTO MAIS LIVROS MELHOR são nomes dos programas de promoção de leitura em contextos escolares, a executar em 2006/2007.

LER ANTES DE LER; JÁ SEI LER; A CONQUISTA DO LEITOR; LER É UM DESPORTO; UM LIVRO, UM AMIGO DE PALAVRA; LEITURA SEM FRONTEIRAS, são nomes de outros programas de promoção de leitura em contextos de biblioteca pública e outros espaços da comunidade, a lançar gradualmente a partir de 2007.

Se outros motivos não existissem para saudar esta iniciativa, sempre seria de apoiar programas com denominações tão imaginativas e aliciantes.

Esta iniciativa parece, também, muito oportuna: os jornais referiram que as negativas a PORTUGUÊS duplicaram nos EXAMES NACIONAIS DO 9º ANO.

[1] Como existem para aí muitos dicionários da língua portuguesa que deconhecem a palavra, aqui fica a definição registada no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, Edição do Circulo de Leitores, Lisboa, 2003: literacia é a qualidade ou condição de quem é letrado; conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material escrito.

(imagem: Maria Helena Vieira da Silva - Biblioteca, 1949, in http://www.sulanorte.blogs.sapo.pt)

Sem comentários: