Weather

30 abril 2006

A primeira vaca... em tamanho real!

Andávamos nós a passear quando nos deparámos com o primeiro espécimen perdido por Lisboa...


A primeira foto a uma das muitas vacas que por aí andam espalhadas.
Esta foi apanhada de surpresa... descansadinha enquanto mostra o seu belo corpinho :)

Esperamos encontrar mais umas vaquinhas... e nessa altura partilharemos com todos vocês a arte que por aí se anda a fazer!

28 abril 2006

AS “DEDADAS” NAS FOTOGRAFIAS E A SUA IMPORTÂNCIA ... !

Não, não me estou a referir aquelas “dedadas” deixadas por aqueles que sôfrega e desajeitadamente manuseiam fotografia, após fotografia, na pressa de as apreciar.
Estas “dedadas” poderão – quanto muito – identificar o manuseador das fotografias, o que até poderá não ser de todo indiferente, se o manuseador for um assaltante de uma residência, amante de fotografia, que não resistiu a mexer onde não devia.
Mas estas são as “impressões digitais”, que nunca são iguais (variam de dedo para dedo e de pessoa para pessoa), permitem identificar e distinguir determinada pessoa e que nos tempos que correm estão a ter as mais variadas utilizações.

Estou a referir-me a outro tipo de “dedadas” para assinalar a importante invenção que esta semana veio noticiada e que consiste numa técnica descoberta pela equipa de Jessica Fridrich, da Universidade de Binghamton (Nova Iorque), que permite identificar as máquinas fotográficas que tiraram determinadas fotografias digitais.
A técnica - que consiste num algoritmo que identifica o padrão de variações em cada imagem - permite distinguir as minúsculas imperfeições dos sensores de luz das câmaras, que produzem uma marca individualizada para cada máquina.
No fundo, no fundo, nem é de estranhar que máquinas digitais produzam, também, “impressões digitais”.

Já, agora, parece oportuno referir, também, que:
- as armas usadas na prática de crimes podem ser identificadas através das marcas características que as estrias dos canos deixam nos projécteis por elas disparados;
- as impressoras e as máquinas de escrever deixam sinais característicos que permitem a sua identificação a partir dos documentos que produzem.

E o desenvolvimento tecnológico continua a surpreender...
Passe a publicidade, a PHILIPS oferece o Audio Fingerprinting.
Esta tecnologia “identifica o áudio comparando características únicas (“a impressão digital”) extraídas do segmento com as “impressões digitais” de conteúdos áudio conhecidos armazenados numa grande base de dados. Uma “impressão digital” de 3 segundos de qualquer peça de áudio é suficiente para uma identificação única, mesmo que esteja fortemente degradada pela compressão ou por ruídos de fundo” (in http://www.philips.pt/).

24 abril 2006

O 25 DE ABRIL vs. E DEPOIS DO ADEUS vs. PAULO DE CARVALHO

Eram 22 horas e 55 minutos de 24 de Abril de 1974, quando a rádio difundiu E Depois do Adeus, cantada por Paulo de Carvalho.
Este facto constituía - nem mais, nem menos - um primeiro sinal, uma primeira senha - para o desencadar da operação "Fim de Regime" e para a realização do 25 de Abril.
*
E Depois do Adeus
Letra – José Niza, Música – José Calvário
*
Quis saber quem sou
O que faço aqui
Quem me abandonou
De quem me esqueci
Perguntei por mim
Quis saber de nós
Mas o mar
Não me traz
Tua voz.
*
Em silêncio, amor
Em tristeza e fim
Eu te sinto, em flor
Eu te sofro, em mim
Eu te lembro, assim
Partir é morrer
Como amar
É ganhar
E perder
*
Tu vieste em flor
Eu te desfolhei
Tu te deste em amor
Eu nada te dei
Em teu corpo, amor
Eu adormeci
Morri nele
E ao morrer
Renasci
*

E depois do amor
E depois de nós

O dizer adeus

O ficarmos sós

Teu lugar a mais

Tua ausência em mim

Tua paz

Que perdi

Minha dor que aprendi

De novo vieste em flor

Te desfolhei...

*

E depois do amor

E depois de nós

O adeus

O ficarmos sós.

VIVA O 25 DE ABRIL ! VIVAM OS 32 ANOS DE DEMOCRACIA E LIBERDADE !


Amanhã completam-se 32 anos sobre o 25 de Abril de 1974, acontecimento que marcará para sempre a História de Portugal e dos Estados africanos de expressão portuguesa que há muito ansiavam por determinar os seus destinos com independência.
Para todos os portugueses – excluindo apenas a minoria que detinha o poder, o 25 de Abril representou a libertação de um regime político opressor, que mantinha – há mais de 40 anos - os portugueses e Portugal no atraso, no obscurantismo e no isolamento.
Com o 25 de Abril os portugueses ganharam a Liberdade, a Democracia e melhoraram sensivelmente as suas condições sócio-económicas.
Portugal passou a contar para o Mundo e a integrar a comunidade internacional.
Quem não viveu em Ditadura, difícilmente entenderá a mudança grandiosa que se operou no nosso País.
A crise que há muito atravessamos não pode imputar-se ao 25 de Abril.
É, antes, a prevalência dos interesses individuais e de grupo, do poder pelo poder !
É a negação dos valores !
Vamos inverter a situação ... ?!

23 abril 2006

AS OBRAS DOS ANOS 40 E 50 DOS PINTORES PORTUGUESES NA COLECÇÃO DO MUSEU DO CHIADO

Até 18 de Junho, no Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea pode extasiar-se com obras datadas dos anos 40 e 50 do século XX, de artistas de excelência como ALMADA NEGREIROS, JÚLIO POMAR, JÚLIO RESENDE, QUERUBIM LAPA, HOGAN, SÁ NOGUEIRA, NIKIAS SKAPINAKIS, entre outros.
As obras encontam-se reunidas em núcleos. Para além, de um exclusivamente dedicado a ALMADA NEGREIROS, encontram-se ali a Abstracção Geométrica, o Neo-Realismo, o Surrealismo, a Não Figuração e a Figuração.
A minha preferência foi claramente para a criação Neo-Realista (Sá Nogueira) que representou uma aproximação à situação político-social característica da ditadura e que, nalguns casos, derivou para a Figuração (Pomar, Hogan, Skapinakis) que exprimiu um quotidiano difícil relativo à mesma época.

22 abril 2006

O LIVRO E OS AUTORES

O dia de amanhã - 23 de Abril - é um dia importante.
Comemora-se o DIA MUNDIAL DO LIVRO E DO DIREITO DE AUTOR.
Esta comemoração iniciou-se em 1996, quando a UNESCO (http://www.UNESCO.pt)
decidiu escolher o dia de S. Jorge para recordar uma velha tradição catalã que consistia na oferta pelos cavaleiros de rosas vermelhas de S. Jorge às suas damas, ao que estas retribuiam com livros.
A importância do livro - como veículo de informação e de conhecimento - por mais que seja referida, nunca será suficientemente realçada.
A história do livro começou há 4000 anos.
"Surgido na China e na Coreia, no segundo milénio antes de Cristo, o livro fabricado com folhas de palmeira, tábuas de madeira polida, folhas de seda e papel também apareceu na Assíria e na Caldeia, como placas de argila. Só no Egipto ele é escrito em papiro, em forma de rolo ou, depois, quadrado. Na Ásia Menor, na Grécia e depois no mundo romano, foi utilizado o pergaminho (pele de carneiro, de cabra ou bezerro) alvejado e polido.

Na época do imperador romano Augusto, teve-se a ideia de cortar o pergaminho em folhas, dobrá-las e cosê-las em cadernos, para dar ao livro ou códice o aspecto rectangular que tem conservado desde então.

O trabalho longo e caro dos escribas começou a ser substituído por meios mecânicos, destacando-se nesse processo o xilógrafo Johann Gutemberg, que no início do século XV aperfeiçoou a tipografia, dando à imprensa um importante desenvolvimento
"(in http://www.editora.ufjf.br/htm/estoria.htm).
Hoje em dia, com o avanço tecnológico, o formato dos livros alterou-se profundamente e já existem livros electrónicos e em CD.
Dizia-se até que os livros impressos iriam desaparecer, previsão que - felizmente para todos aqueles que não abdicam de manusear e cheirar o papel - não parece confirmar-se; por exemplo, em Portugal editaram-se em 2005, cerca de 16000 livros.
As iniciativas relativas à comemoração deste DIA serão inúmeras e variadas, a maioria organizadas pelas bibliotecas que existem por todo o país.
Destacamos, porém, a EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA / DIA MUNDIAL DO LIVRO, intitulada O livro de dentro para fora, organizada pela Biblioteca Nacional e que se encontra a decorrer desde 21 de Abril até 13 de Maio de 2006 (http://www.bn.pt).
Importa referir que o DIA que se comemora não é apenas o do LIVRO mas, também, o do DIREITO DO AUTOR.
Com isto, pretende-se, igualmente, chamar à atenção para a necessidade de salvaguardar os direitos dos criadores das obras literárias, para se evitar a sua usurpação e contrafacção.

20 abril 2006

ENCONTRO DE BLOGS EM ALVITO

Embora as inscrições para o Encontro já se encontrem encerradas, por me parecer que a iniciativa merece ser assinalada e apoiada, aqui fica a referência.

No dia 22 de Abril vai realizar-se um Encontro de blogs em Alvito.
A organização cabe aos blogs
que bem merecem ser visitados.
Aqui fica o desafio e, simultâneamente, a esperança que este exemplo floresça e se multiplique ...
Diz-se que se encontram activos cerca de 13.000 blogs ...

15 abril 2006

PÁSCOA FELIZ !

Tudo e mais alguma coisa ... não pode deixar de desejar a todos, sejam crentes ou não, pratiquem os ritos religiosos que pratiquem ou que apenas aproveitam estes dias para umas curtas férias, uma Páscoa bem vivida e muitas e doces amêndoas.
As cerimónias religiosas que recriam os episódios biblícos da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo não deixam, porém, ninguém indiferente, quanto mais não seja por terem servido de inspiração - ao longo dos séculos - dos maiores génios que os exprimiram das mais variadas formas, para nosso pleno e reiterado deleite.
Tudo e mais alguma coisa ... que aproveitou estas curtas férias para visitar o LOUVRE, deparou-se com algumas destas representações artísticas de superlativa importância, que aqui reproduzimos.

14 abril 2006

Dia Mundial da Dança

Em relação ao Dia Mundia da Dança, que se comemora a 29 de Abril, a Companhia Nacional de Bailado vai organizar nesse dia a III Gala Internacional de Bailado, no Teatro Camões em Lisboa. Para além da própria companhia, este ano a gala vai contar com outras grandes companhias estrangeiras, como o Ballet Kirov ou o Royal Ballet de Londres, entre outras ... Aqui fica a sugestão.

05 abril 2006

EM ABRIL COMEMORAÇÕES MIL

Continuando a assinalar efemérides, recordemo-nos que, amanhã, dia 6, é o DIA MUNDIAL DOS DOENTES.

Este mês, já se comemoraram: no dia 1, o DIA DAS MENTIRAS e no dia 2, o DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL.

Seguem-se, ainda, durante este mês:
- no dia 7, o DIA MUNDIAL DA SAÚDE;
- no dia 8, o DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA O CANCRO;
- no dia 9, o DIA DO COMBATENTE;
- no dia 12, o DIA DO COSMONAUTA;
- no dia 16, a PÁSCOA e o DIA MUNDIAL DA VOZ;
- no dia 17, o DIA INTERNACIONAL DA HEMOFILIA;
- no dia 18, o DIA MUNDIAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS;
- no dia 21, o DIA MUNDIAL DAS VOCAÇÕES;
- no dia 22, duas comemorações: o DIA MUNDIAL DA TERRA e o DIA DA COMUNIDADE LUSO-BRASILEIRA;
- no dia 23, o DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR;
- no dia 25, é o 25 de ABRIL, o DIA DA LIBERDADE;
- no dia 29, o DIA MUNDIAL DA DANÇA.

Se bem observarmos, todos estes dias mereceram ou merecem ser assinalados !
Nem todos terão a mesma relevância e importância e - pelo menos - o DIA DAS MENTIRAS só vale pelas histórias que são inventadas, mas que convencem sempre alguns mais distraídos...

Alguns destes dias merecem tratamento especial ...
Espero ter oportunidade para o fazer ...