Weather

22 fevereiro 2006

ARTE NA JUSTIÇA !

Fui visitar a galeria de arte da Direcção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ), instalada na Avenida 5 de Outubro, 125, em Lisboa, antes que as excelentes exposições de fotografia da fotógrafa francesa COLETTTE B. DOUILLARD e de escultura do escultor cubano, a viver e a trabalhar no nosso país, HANS T. VARELA, deixem de ali estar.
A fotografia e a escultura ainda estarão acessíveis até ao final deste mês.
As fotografias, a preto e branco, são efectuadas em estúdio e a iluminação que se projecta sobre os corpos fotografados surge filtrada através de estores, produzindo um efeito muito interessante e imaginativo.
As esculturas, na maioria representam figuras humanas em pedra branca ou negra.

A partir de 8 de Março e até 13 de Abril, poderá ali encontrar uma nova exposição denominada "Um lugar para Frida" (homenagem a Frida Kahlo), com a pintura de ELSA SOUSA; os poemas de CÉSAR SALVADO, e as jóias de ANA CARDOSO.
Não vou faltar. Não deixe, também, de ali se deslocar. Vai ver que não dará o seu tempo como perdido !



21 fevereiro 2006

PARABÉNS!!!


Atingimos os 1000 visitantes... e por isso hoje estamos a festejar. (hoje até tirámos o dia e não trabalhamos :P)

19 fevereiro 2006

ESTARÃO MESMO OS BURROS EM VIAS DE EXTINÇÃO !!??

De vez em quando ouve-se dizer - quem o diz, com preocupação - que, em Portugal, os burros estão em vias de extinção.
Sem o contrariarem, mas desvalorizando este receio, logo se levantam vozes: que não; que, ainda, existem por este nosso País, alguns burros nalguns locais recônditos onde alguns carolas se esforçam por manter a sobrevivência desta espécie de animais, tão interessantes, quanto teimosos, o que nem sequer quer dizer menos inteligentes.
Já, por mais de uma vez, confirmei pessoalmente a existência destas "bolsas" onde se luta com denodo para não permitir que mais uma espécie animal desapareça do nosso planeta.
A título meramente exemplificativo, estou-me a recordar de MONCHIQUE. Algures nesta serra, existem uns tantos, que criam este animal com o maior dos desvelos e, depois, não fossem os bichos extinguir-se por inacção, organizam umas excursões pela serra, servindo os burros de meio de transporte de turistas nacionais e internacionais.
Voltando um pouco atrás, sempre manifestei o meu cepticismo relativamente a esta propalada extinção.
É que, pelo menos por estas bandas de Lisboa, quando passeio ou me desloco para o trabalho, pelo modo como determinadas personagens se comportam e falam, sempre me pareceu descortinar em cada esquina muitos burros, e às vezes, bem burros.
Mas vem tudo isto a propósito de uma descoberta que fiz durante a manhã do passado Domingo no mercado da fruta, nas Caldas da Rainha e que me parece vir confirmar o que acabo de relatar.
Por ali andava a procura de boa fruta (para quem não saiba a fruta ali é - em regra - melhor e mais barata), quando deparo com três burros.
Propus-me logo adquirir esses burros, no que não fui completamente bem sucedido: um dos burros fugiu e de nada valeram os esforços para o recuperar.
Estes dois que adquiri, são de origem nacional, nados e criados numa exploração de Coimbra, de que - com a devida vénia - revelo o nome, CERES.
Vou, agora, tratá-los com todo o cuidado, não vão eles extinguir-se (partir-se).
Deixo-vos aqui a sua fotografia.





E, recordando-me agora de um outro que, também, nas Caldas da Rainha, puxava uma carroça, auxiliado por uma idosa camponesa, circunstância que, igualmente, gravei para a posteridade, aqui se reproduz a respectiva fotografia.


(fotografia da minha autoria, obtida em 21/04/2001)

18 fevereiro 2006

LENÇOS DE NAMORADOS !

O dia dos namorados já lá vai...
Todavia, não resisto a fazer aqui uma revelação que - para mim - foi muito interessante.
Dia 15 - portanto já depois do dia de S. Valentim - ao subir, mais uma vez, a Avª 5 de Outubro, a caminho do Saldanha, deparei com mais uma excelente exposição nas montras do CIREP/ME.
Desta vez, trata-se de uma oportuna e espantosa exposição de LENÇOS DE NAMORADOS. Lenços de namorados autênticos, genuidade garantida pelos hologramas que exibem e cuja certificação cabe à ADERE-MINHO, Associação com sede em Vila Verde.
"Os Lenços dos Namorados apresentam-se como a mais genuína forma poética e artística utilizada pelas moças do Minho, em idade de casar"(in desdobrável que ali se pode obter).
Estes lenços possuem características muito específicas, sendo que uma delas - espanto dos espantos - são os erros ortográficos!!!
A exposição vai estar ali até ao final do mês.
Se gosta de arte em geral e, em especial, de ponto de cruz, ponto pé de flor, crivo, espinha de peixe, cheio, não deixe de dar ali um salto.
Vai ver que não se vai arrepender.

14 fevereiro 2006

HOJE É DIA DE S.VALENTIM - DIA DOS NAMORADOS

Não se esqueçam!
Sendo hoje o DIA DOS NAMORADOS, o Tudo e mais alguma coisa não poderia deixar de desejar a todos os que se namoram - independentemente da respectiva forma, feitio e meios - muito e bom NAMORO.

12 fevereiro 2006

O OLHAR FAUVE

Se for ao Chiado, não deixe de ir ao MUSEU DO CHIADO visitar a excelente exposição sobre o Fauvismo. Trata-se mesmo da primeira exposição em Portugal relativa a esta escola pictórica.

A exposição é formada por uma selecção das melhores obras do MUSÉE DES BEAUX-ARTS DE BORDEAUX e pode ali encontrar obras de pintores como Matisse, Marquet, Renoir.

Todas as obras expostas são um espectáculo, mas permitimo-me destacar, de Marquet, NU EM CONTRA-LUZ; de Matisse, RETRATO DE UMA JOVEM; de Renoir, PAISAGEM DE CAGNES.

Albert Marquet Nu à contre-jour (Nu em Contra-luz), c. 1911óleo sobre tela; 73 x 60 cmMusée des Beaux-Arts de Bordeaux

O MUSEU DO CHIADO, ao organizar esta exposição, está a associar-se às comemorações do centenário do "Salão de Outono de 1905", onde os pintores fauvistas surgiram com grande impacto.

Trata-se de uma forma diferente de olhar a pintura: a sensação exprime-se através da cor.

Atenção: só pode aproveitar até ao dia 19 de Março.

11 fevereiro 2006

A LIVRARIA MUNICIPAL de Lisboa VALE BEM UMA VISITA

Passe a publicidade, não posso deixar de assinalar que na livraria municipal, na Avª da República, continuam os saldos ou as promoções.
Basta dar uma olhadela nas montras para logo se perceber que vale bem a pena não ficar só pelo olhar.
Os catálogos e outras obras sobre Lisboa e a sua história são muito interessantes e estão a metade do preço.
Depois, se entrar, vai verificar que ali existem outras coisas deveras interessantes, como por exemplo, postais muito originais, gravuras, roteiros, etc.
Vale bem a pena gastar algum do tempo disponível para o seu almoço e ir lá espreitar!

08 fevereiro 2006

Munique


Mais uma grande realização de Spielberg. Um filme que quebra a forma simplista de pensar o conflito israelo-palestiniano, com a ausência da separação entre bem o mal. Mostra a forma como o terror é exercido em ambos os lados, sob o pretexto de certos valores, não havendo neste caso heróis. Uma excelente reprodução dos anos 70 e uma boa representação por parte de Eric Bana.

SERIAM EXTRA-TERRESTRES ?

O TUDO E MAIS ALGUMA COISA ... testemunhou hoje inesperadamente um acontecimento quase Spielberguiano ou merecedor de integrar uma das obras de Júlio Verne.
Na Avenida 5 de Outubro, junto ao local onde esta avenida entronca com a Avenida Praia da Vitória, cerca das 13H30 horas, surgiam do interior de um estabelecimento duas estranhas personagens equipadas com "escafandros" de cor laranja, que os cobriam completamente e logo, um, após outro, se introduziram em tanques de cor amarela depositados no passeio.
Então, no meio de grande excitação, bombeiros equipados de negro, protegidos com máscaras de aparência sofisticada e "armados" de mangueiras com agulhetas, lançaram fortes jactos de água (?) sobre as estranhas vestes daqueles seres, que pareciam provir do espaço.
E tudo isto decorria num cenário de aparente crise, com o trânsito cortado, o local vedado por apropriadas fitas, sob a vigilância policial, onde não faltava um jipe da protecção civil, pelo menos uma ambulância do INEM, vários carros da polícia e dois carros pesados dos bombeiros, um deles anunciando que se tratava de uma unidade de descontaminação do ambiente; perto, estacionada no Saldanha, uma carrinha lotada de agentes de intervenção rápida da PSP.
O TUDO E MAIS ALGUMA COISA, como lhe competia - ou não se tratasse de um blog que se destina a surpreender os acontecimentos insólitos do dia a dia, questionava-se do que tratava todo aquele aparato: seria, de facto, um ataque de extra-terrestres àquele local movimentado ou um simulacro.
Efectuadas indagações, fonte que se pretende manter anónima (F), esclareceu então que tudo aquilo se devia à circunstância de ter surgido sem sentidos uma pessoa (empregada) no interior do aludido estabelecimento, estabelecimento este que pelos serviços que presta pode usar produtos especiais de limpeza a seco ...
Acreditamos que sim, que tenha sido isto que esteve na origem daquele cenário, razão por que - com reserva - o relatamos...
As fotos - efectuadas por L - que testemunham o acontecimento:





02 fevereiro 2006

Restaurantes que eu recomendo!

Vou disponibilizar aqui uma lista de restaurantes de que gosto :)
Esta lista irá crescendo (claro!)

Italianos
  • Lucca - Travessa Henrique Cardoso 19-B Lisboa (perpendicular à Av. Roma)
  • Capricciosa - Novo restaurante italiano em alcântara
  • Di Casa - Centro C. Vasco da Gama e Av. Infante Santo 13 (o do Vasco da Gama é mais tranquilo)
  • Luca - Rua Stª Marta - Lisboa (caro!)
  • Mezzogiorno - Rua Garret 19 (Chiado)

Mexicano
  • La Siesta - Restaurante mexicano em Algés (junto à Doca Pesca)

Portuguesa
  • Solar dos Amigos - Restaurante típico nas Caldas da Rainha (www.solardosamigos.com)
  • O Tibério - Bucelas (219693921)
  • Adega do Campo Pequeno - Campo Pequeno nº79 (ao lado do rodizio) - Grande e bom para almoços
  • Adega das Gravatas -Travessa Pregoeiro 15 - Carnide

A neve a aproximar-se de Lisboa

Caminhámos de norte para sul e já estamos em Alverca :)
Será que ainda teremos fotografias de Lisboa e algum sítio ainda mais a sul?


(fotos by Leonardo Almeida)

01 fevereiro 2006

Orgulho e Preconceito

Se tiverem um tempinho aconselho-vos a dar um saltinho ao cinema para ver 'Orgulho e Preconceito'.
É um filme sobre o amor verdadeiro e superficial e de como muitas vezes as primeiras impressões nos levam a julgamentos errados.
É um filme de época ... mas que em muitos aspectos não deixa de ser muito actual!