ALTINO DO TOJAL, autor dos contos compilados na obra "OS PUTOS", inicialmente publicada em Outubro de 1964 e, depois, muitas vezes reeditada (são 29 as edições da Imprensa Nacional - Casa da Moeda, sempre revistas e aumentadas), faleceu no domingo.
"OS PUTOS" foram um livro de "culto" dos adolescentes e jovens, particularmente nas décadas de 60 e 70 do século passado.
ALTINO DO TOJAL foi jornalista e escritor e escreveu na 28.ª edição (2001) da Imprensa Nacional - Casa da Moeda, de que exibimos uma cópia da capa:
- Palpita tanto de mim neste livro quadragenário que, se me abalançasse a uma autobiografia, o primeiro dos seus 145 contos - escrito quando jovem, num austero quartito alugado onde o sonho era o único conforto - seria excelente começo, enquanto o último - escrito já no Inverno da vida - seria o epílogo perfeito.
Note-se que, ALTINO DO TOJAL, na 5.ª edição da Seara Nova d´OS PUTOS, apresenta apenas 23 contos: o 1.º intitulado O campo de Judite; o 23.º denominado Sardinhas e Lua, e que o autor, numa sua "arrumação", veio a chamar OS PUTOS DA PRIMAVERA, por terem sido publicados na sua juventude.
(imagens: cópia das capas de "OS PUTOS", na 5.ª edição (1975) da Seara Nova, e da 28.ª edição (2001) da Imprensa Nacional - Casa da Moeda)
Sem comentários:
Enviar um comentário