Weather

02 abril 2014

CAPAS vs. LIVROS (5)


Hoje, Dia Internacional do Livro Infantil, reiniciamos a publicação de capas de livros.

No dia de hoje, pensamos que é apropriado apresentar a capa de um livro infantil.

Trata-se de um livro da falecida escritora MATILDE ROSA ARAÚJO, composto por catorze quadras, que nos contam a história de "um ratinho e de uma ratinha, presos nos laços de amor"... e que começa assim:

Era um rato e uma ratinha
Que se queriam casar,
Mas não tinham uma casa
Para onde fossem morar.


E termina com esta quadra:

E lá deram o copo-de-água
No caneiro da cidade:
Dizem que foram felizes
Mas não sei se é verdade.



A escritora foi professora e autora de muitos contos e poesia para adultos e crianças e teve uma intervenção muito importante na defesa dos direitos das crianças.

Recebeu o Prémio de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores; o Grande Prémio de Literatura para Criança da Fundação Calouste Gulbenkian; o Prémio para o Melhor Livro Estrangeiro da Associação Paulista de Críticos de Arte de São Paulo, Brasil; o prémio Gulbenkian para o melhor livro para a infância publicado no biénio 1994-1995.

Em 2003, foi condecorada, a 8 de Março, Dia da Mulher, pelo Presidente Jorge Sampaio.

"Em Novembro de 2003 a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) decidiu, por unanimidade, agraciá-la com o Prémio Carreira (entregue em Maio de 2004), pela sua "obra de particular relevância no domínio da literatura infanto-juvenil".

O livrinho, de que exibimos a capa, encontra-se ilustrado por Catarina Câmara Pereira.


(imagem: cópia da capa do livro "PROBLEMAS", da autoria de Matilde Rosa Araújo, com ilustrações de Catarina Câmara Pereira, edição de 1993 da Vega)

Sem comentários: