Weather

18 abril 2012

HOMENAGEM A ANTERO DE QUENTAL!


Perfazem-se hoje 170 anos sobre o nascimento de ANTERO DE QUENTAL, um dos nossos mais influentes escritores do século XIX.

ANTERO DE QUENTAL nasceu em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Açores, em 18 de Abril de 1842 e suicidou-se com 49 anos, em 1891.

[Em 1865 publicou as Odes Modernas, influenciadas pelo socialismo experimental de Proudhon, enaltecendo a revolução. Nesse mesmo ano iniciou a Questão Coimbrã, em que Antero e outros poetas foram atacados por Antônio Feliciano de Castilho, por instigarem a revolução intelectual. Como resposta, Antero publicou os opúsculos Bom Senso e Bom Gosto, carta ao Exmo. Sr. Antônio Feliciano de Castilho, e A Dignidade das Letras e as Literaturas Oficiais].

[Foi um dos fundadores do Partido Socialista Português. Em 1869, fundou o jornal A República, com Oliveira Martins, e em 1872, juntamente com José Fontana, passou a editar a revista O Pensamento Social].

[Em 1886 publicou aquela que é considerada pelos críticos como sua melhor obra poética, Sonetos Completos, com características autobiográficas e simbolistas].

Prestando homenagem ao influente homem e ao brilhante escritor,o nosso blogue: "TUDOEMAISALGUMACOISALEONOR", transcreve um extracto de uma das suas "ODES"...

AMOR ALEGRE

... ... ...
Põe teus olhos nos meus, para que eu veja
Luz melhor que a do céu...
O que dentro em teu peito rumoreja
Tudo, é tudo meu:
Meus são teus ais e minha essa harmonia
A que chamas amor e eu poesia.

Poesia não são lágrimas ... são beijos ...
E abraços também ...
Paixões não são suspiros ... são desejos ...
Quantos a vida tem!
Compõe com as tuas mãos minha poesia
De paixão e de beijos e alegria.

... ... ...

(ilustração: óleo sobre tela,Columbano Bordalo Pinheiro, 1889 - Museu do Chiado, Lisboa)

Sem comentários: