Tal como o título indica aqui escreve-se sobre tudo e mais alguma coisa... :P
30 abril 2012
HOJE - DIA MUNDIAL DO JAZZ
O nosso blogue assinala o DIA MUNDIAL DO JAZZ com uma foto de um cartaz de um festival de jazz promovido pelo HOT CLUBE DE PORTUGAL, agora instalado em nova (e melhor, diz quem já a visitou) sede.
(imagem de "hardmusicapontocom.blogspot.com)
Etiquetas:
ACONTECIMENTO,
aniversários,
Dias festivos
25 abril 2012
SAUDEMOS O 25 DE ABRIL!
Saudemos o 25 de ABRIL citando o poema (infelizmente tão actual 38 anos decorridos)de Jorge de Sena: NUNCA PENSEI VIVER ... Nunca pensei viver para ver isto: a liberdade - (e as promessas de liberdade) restauradas. Não, na verdade, eu não pensava - no negro desespero sem esperança viva - que isto acontecesse realmente. Aconteceu. E agora, meu general? Tantos morreram de opressão ou de amargura, tantos se exilaram ou foram exilados, tantos viveram um dia-a-dia cínico e magoado, tantos se calaram, tantos deixaram de escrever, tantos desaprenderam que a liberdade existe - E agora, povo português? Essas promessas - há que fazer depressa que o povo as entenda, creia mais em si mesmo do que nelas, porque elas só nele se realizam e por ele. Há que, por todos os meios, abrir as portas e as janelas cerradas quase cinquenta anos - E agora meu general? E tu povo, em nome de quem sempre se falou, ouvir-se-á a tua voz firme por sobre os clamores com que saúdas as promessas de liberdade? Tomarás nas tuas mãos, com serenidade e coragem, aquilo que, numa hora única, te prometem? E agora, povo português?
Santa Bárbara, 27/4/1974
(imagem de http:// bibliotecafreijoao.blogspot.com)
Etiquetas:
ACONTECIMENTO,
aniversários,
dias festivos.
18 abril 2012
HOMENAGEM A ANTERO DE QUENTAL!
Perfazem-se hoje 170 anos sobre o nascimento de ANTERO DE QUENTAL, um dos nossos mais influentes escritores do século XIX.
ANTERO DE QUENTAL nasceu em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Açores, em 18 de Abril de 1842 e suicidou-se com 49 anos, em 1891.
[Em 1865 publicou as Odes Modernas, influenciadas pelo socialismo experimental de Proudhon, enaltecendo a revolução. Nesse mesmo ano iniciou a Questão Coimbrã, em que Antero e outros poetas foram atacados por Antônio Feliciano de Castilho, por instigarem a revolução intelectual. Como resposta, Antero publicou os opúsculos Bom Senso e Bom Gosto, carta ao Exmo. Sr. Antônio Feliciano de Castilho, e A Dignidade das Letras e as Literaturas Oficiais].
[Foi um dos fundadores do Partido Socialista Português. Em 1869, fundou o jornal A República, com Oliveira Martins, e em 1872, juntamente com José Fontana, passou a editar a revista O Pensamento Social].
[Em 1886 publicou aquela que é considerada pelos críticos como sua melhor obra poética, Sonetos Completos, com características autobiográficas e simbolistas].
Prestando homenagem ao influente homem e ao brilhante escritor,o nosso blogue: "TUDOEMAISALGUMACOISALEONOR", transcreve um extracto de uma das suas "ODES"...
AMOR ALEGRE
... ... ...
Põe teus olhos nos meus, para que eu veja
Luz melhor que a do céu...
O que dentro em teu peito rumoreja
Tudo, é tudo meu:
Meus são teus ais e minha essa harmonia
A que chamas amor e eu poesia.
Poesia não são lágrimas ... são beijos ...
E abraços também ...
Paixões não são suspiros ... são desejos ...
Quantos a vida tem!
Compõe com as tuas mãos minha poesia
De paixão e de beijos e alegria.
... ... ...
(ilustração: óleo sobre tela,Columbano Bordalo Pinheiro, 1889 - Museu do Chiado, Lisboa)
07 abril 2012
Subscrever:
Mensagens (Atom)