A todos desejamos um ano de 2013 muito melhor que este horrível ano de 2012!
(imagem de aboutriobrazil.files.wordpress.com)
Tal como o título indica aqui escreve-se sobre tudo e mais alguma coisa... :P
31 dezembro 2012
24 dezembro 2012
BOAS FESTAS!
O Tudoemaisalgumacoisadeseja a todos um excelente encontro natalício!
(imagem de wwww.sohohair.com.br)
(imagem de wwww.sohohair.com.br)
16 novembro 2012
SETE ANOS DO NOSSO BLOGUE!
FEZ ONTEM SETE ANOS QUE A LEONOR CRIOU O "NOSSO" BLOGUE!
PARECE QUE VAI MORRER, MAS NÃO, É SÓ UMA PAUSA!
DIZEM-NOS PESSOAS ENTENDIDAS NA MATÉRIA, QUE A MANUTENÇÃO DE UM BLOGUE ACTIVO POR TANTO TEMPO, JÁ CONSTITUI UM "CASO".
PARABÉNS LEONOR!
PARECE QUE VAI MORRER, MAS NÃO, É SÓ UMA PAUSA!
DIZEM-NOS PESSOAS ENTENDIDAS NA MATÉRIA, QUE A MANUTENÇÃO DE UM BLOGUE ACTIVO POR TANTO TEMPO, JÁ CONSTITUI UM "CASO".
PARABÉNS LEONOR!
02 novembro 2012
Para Natal...
Façamos o seguinte para o Natal:
Compremos os presentes a pequenas empresas e artesãos: À vizinha que vende por catálogo ou pela internet, a artesãos que conheçamos, à amiga que tem uma loja no bairro, ao pasteleiro que faz os doces artesanais, ao rapaz que tem uma banca no mercado... Façamos o dinheiro chegar às pessoas comuns e não às grandes multinacionais. Assim haverá mais gente a ter um melhor Natal.
Se achas que é uma boa proposta, publicita esta mensagem. Apoiemos a nossa gente. :)
21 julho 2012
OS IGNORADOS(?) PRIVILÉGIOS DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS!
Veio a “troika” e decretou: a crise das Finanças Públicas impõe um “corte” drástico nas despesas do Estado.
Uma das formas mais fáceis de reduzir custos era “cortar” nos “elevados” ordenados e nas “milionárias” pensões dos funcionários públicos (FP).
Vai daí “cortaram-se” os ordenados, nalguns casos até 10% e nos subsídios de férias e de Natal!
Os suplementos pagos ao “pessoal” dos gabinetes ministeriais, a pagar juntamente com os ordenados de Junho e de Novembro, no montante igual ao dos ordenados a pagar nesses meses, esses eram para manter.
Suplementos não são subsídios de férias!
Entretanto, os ricos funcionários públicos começaram a retrair-se, o que teve reflexos no consumo privado, e a economia do país, que já estava mal, começou a ressentir-se…
Os “media”, os grandes arautos da propalação dos injustificados privilégios dos FP, começaram a “ter pena” dos FP e os cronistas de serviço - aqueles que já estão reformados ou jubilados (a maioria são investigadores coordenadores da área da sociologia, ou docentes universiários), já com as “chorudas” pensões asseguradas, e que abdicam(???) todos os dias da contraprestação pecuniária que os jornais lhe pagam – perdão, iriam pagar, e dos direitos de autor dos livros que vão publicando, começaram a dizer que era preciso dar mais atenção às medidas de austeridade sobre os FP; talvez fosse de pensar no assunto!
Afinal os FP também são gente e fizeram os seus descontos para a CGA e pagam até ao último tostão os impostos (o Estado é o patrão e não permite simulações ou fraudes nesta matéria, por que sabe bem quanto é que os FP recebem).
Agora surgiu mais um privilégio para os FP, a saber:
- O acórdão do tribunal constitucional que julgou inconstitucional o “corte” nos subsídios, que não passa de mais o favor aos FP, mesmo sem efeitos retroactivos.
Como vai ser a compensação?
A troika já decretou: mais impostos não; cortem na despesa.
Cortar na despesa é cortar outra vez nos ordenados e nas reformas dos FP, ou não será? “É fácil, é barato e dá milhões”.
Depois deste preâmbulo, que já vai longo, entremos no essencial.
Os esquecidos (outros) privilégios dos FP, a saber:
- As condecorações e os agraciamentos (cf. DR- Presidência da República): largas dezenas todos os anos);
- As medalhas, de ouro, prata, bronze (e lata) (cf. DR. Ministérios da Administração Interna e Ministério da Defesa) (milhares todos os anos);
- Os diplomas sem equivalência (cf. DR. MAI e MDN) (são aos milhares)
OS LOUVORES (cf. DR. todos os Ministérios).
*
OS LOUVORES, todos os anos são às centenas.
Sai um “Governo” e todos os governantes, incluindo os secretários de Estado; os Directores Gerais distribuem louvores por tudo quanto é FP das suas relações.
Agora, recentemente, Sua Excelência a Conselheira Secretária-Geral da AR reformou-se ou jubilou-se (ainda não percebemos bem se uma ou outra coisa; depende da reforma; Sua Excelência era Juiz Conselheira do Tribunal de Contas (jubilação e pensão milionária), mas como Secretária-Geral (os FP da AR têm um estatuto especial por que trabalham fora de horas, mesmo com as bancadas vazias) pode ser que a reforma seja melhor!
Sua Excelência a Senhora Conselheira Presidente da AR (também já jubilada do Tribunal Constitucional, onde esteve colocada uma dúzia de anos), LOUVOU Sua Excelência a Conselheira, cessante Secretária-Geral da AR.
E esta, vai daí, começou a louvar todos (?) os seus servidores.
Fez isto tudo na mesma data; publicação aos bocejos, ao longo de umas duas ou três semanas; é só para não maçar muito os leitores do DR….
Incorrendo no risco de ter passado algum destes LOUVORES e, admitindo que alguns ainda estejam para publicação, aqui vai a enumeração:
- Louvor nº 240 de Sua Excelência a Presidente da AR (DR. Nº 13/6);
- Louvores nºs 243 a 250 de Sua Excelência a Conselheira Secretária-Geral cessante da AR;
- Louvores nºs 252; de Sua Excelência a Conselheira Secretária-Geral cessante da AR;
- Louvores nºs 260 a 268 de Sua Excelência a Conselheira Secretária-Geral cessante da AR;
- Louvores nºs 278 a 283 de Sua Excelência a Conselheira Secretária-Geral cessante da AR;
- Louvores nºs 285 a 288 de Sua Excelência a Conselheira Secretária-Geral cessante da AR.
*
É como a “pescadinha de rabo na boca”.
*
Não vimos que os “media” falassem disto.
Lacuna muito importante na enumeração dos privilégios dos FP.
Aqui fica o nosso contributo para suprir esta omissão da maior relevância.
O “TUDO E MAIS ALGUMA COISALEONOR” regista este evento, para ser levado a crédito (!) dos FP!
(imagem de: letrasoficais.blogspot.com)
06 maio 2012
VIVAM TODAS AS MÃES!
Todos os dias são dias das mães, as personagens mais importantes e imprescindíveis nas famílias.
Mas hoje, que se convencionou dispensar-se uma atenção especial às MÃES , endereçamos a todas elas uma SAUDAÇÃO muito especial e a nossa GRATIDÃO por, sempre, serem os nossos "anjos de guarda".
Obrigado(a)(os)(as)MÃES!
(imagem de cadernodiariogatapina.blogspot.com)
01 maio 2012
1º DE MAIO! - A ACTUALIDADE DA COMEMORAÇÃO DO DIA DO TRABALHADOR
O retrocesso que vem sendo imposto aos trabalhadores portugueses (e não só) relativamente aos direitos laborais conseguidos ao longo de mais de um século de lutas e reinvindicações, mais do que justifica que se assinale o dia de hoje como a reedição do dia 1 de Maio de 1886, quando os trabalhadores de Chicago saíram à rua para lutar pelo reconhecimento da jornada diária de 8 horas de trabalho.
Mais tarde, em 1889, veio a ser consagrado o dia 1º de Maio como o DIA DO TRABALHADOR e, sucessivamente, em muitos países, esse dia passou a ser feriado.
Em Portugal, só após o 25 de Abril de 1974, foi possível comemorar em liberdade e sem repressão policial este DIA DO TRABALHADOR, que também passou a ser dia feriado!
(Chicago - Manifestação a 1 de Maio de 1886 - in histgeo6.blogspot.com)
Etiquetas:
ACONTECIMENTO,
aniversários,
dias festivos.
30 abril 2012
HOJE - DIA MUNDIAL DO JAZZ
O nosso blogue assinala o DIA MUNDIAL DO JAZZ com uma foto de um cartaz de um festival de jazz promovido pelo HOT CLUBE DE PORTUGAL, agora instalado em nova (e melhor, diz quem já a visitou) sede.
(imagem de "hardmusicapontocom.blogspot.com)
Etiquetas:
ACONTECIMENTO,
aniversários,
Dias festivos
25 abril 2012
SAUDEMOS O 25 DE ABRIL!
Saudemos o 25 de ABRIL citando o poema (infelizmente tão actual 38 anos decorridos)de Jorge de Sena: NUNCA PENSEI VIVER ... Nunca pensei viver para ver isto: a liberdade - (e as promessas de liberdade) restauradas. Não, na verdade, eu não pensava - no negro desespero sem esperança viva - que isto acontecesse realmente. Aconteceu. E agora, meu general? Tantos morreram de opressão ou de amargura, tantos se exilaram ou foram exilados, tantos viveram um dia-a-dia cínico e magoado, tantos se calaram, tantos deixaram de escrever, tantos desaprenderam que a liberdade existe - E agora, povo português? Essas promessas - há que fazer depressa que o povo as entenda, creia mais em si mesmo do que nelas, porque elas só nele se realizam e por ele. Há que, por todos os meios, abrir as portas e as janelas cerradas quase cinquenta anos - E agora meu general? E tu povo, em nome de quem sempre se falou, ouvir-se-á a tua voz firme por sobre os clamores com que saúdas as promessas de liberdade? Tomarás nas tuas mãos, com serenidade e coragem, aquilo que, numa hora única, te prometem? E agora, povo português?
Santa Bárbara, 27/4/1974
(imagem de http:// bibliotecafreijoao.blogspot.com)
Etiquetas:
ACONTECIMENTO,
aniversários,
dias festivos.
18 abril 2012
HOMENAGEM A ANTERO DE QUENTAL!
Perfazem-se hoje 170 anos sobre o nascimento de ANTERO DE QUENTAL, um dos nossos mais influentes escritores do século XIX.
ANTERO DE QUENTAL nasceu em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Açores, em 18 de Abril de 1842 e suicidou-se com 49 anos, em 1891.
[Em 1865 publicou as Odes Modernas, influenciadas pelo socialismo experimental de Proudhon, enaltecendo a revolução. Nesse mesmo ano iniciou a Questão Coimbrã, em que Antero e outros poetas foram atacados por Antônio Feliciano de Castilho, por instigarem a revolução intelectual. Como resposta, Antero publicou os opúsculos Bom Senso e Bom Gosto, carta ao Exmo. Sr. Antônio Feliciano de Castilho, e A Dignidade das Letras e as Literaturas Oficiais].
[Foi um dos fundadores do Partido Socialista Português. Em 1869, fundou o jornal A República, com Oliveira Martins, e em 1872, juntamente com José Fontana, passou a editar a revista O Pensamento Social].
[Em 1886 publicou aquela que é considerada pelos críticos como sua melhor obra poética, Sonetos Completos, com características autobiográficas e simbolistas].
Prestando homenagem ao influente homem e ao brilhante escritor,o nosso blogue: "TUDOEMAISALGUMACOISALEONOR", transcreve um extracto de uma das suas "ODES"...
AMOR ALEGRE
... ... ...
Põe teus olhos nos meus, para que eu veja
Luz melhor que a do céu...
O que dentro em teu peito rumoreja
Tudo, é tudo meu:
Meus são teus ais e minha essa harmonia
A que chamas amor e eu poesia.
Poesia não são lágrimas ... são beijos ...
E abraços também ...
Paixões não são suspiros ... são desejos ...
Quantos a vida tem!
Compõe com as tuas mãos minha poesia
De paixão e de beijos e alegria.
... ... ...
(ilustração: óleo sobre tela,Columbano Bordalo Pinheiro, 1889 - Museu do Chiado, Lisboa)
07 abril 2012
22 janeiro 2012
ADRIAN MOLE faz 30 anos!
Adrian Mole, o adolescente que contava no seu diário as suas inquietações e preocupações, próprias da sua idade, o que fazia com humor e de forma divertida, já faz 30 anos.
Os papás que souberam destes diários através de Sue Townsend, que deu vida ao Adrian Mole, apressaram-se a facultar, há muitos anos atrás, o acesso dessas “aventuras” aos seus filhos, pelo seu realismo relatado de forma acessível e divertida, e pais e filhos gostaram do que leram…
Lido o primeiro desses diários: “O Diário Secreto de Adrian Mole aos 13 anos e ¾”, os papás aguardavam sempre pela publicação do próximo, na certeza de que iriam proporcionar aos seus filhos um reencontro com as questões suscitadas pelo Adrian Mole, que também eram as deles, relatadas naqueles “diários” de forma risível …
A “Penguin” vai fazer uma reedição de luxo dos oito volumes do diário.
Por cá ainda não está publicado o último: “Adrian Mole:The Prostate Years”.
Esperemos que a “Difel”, a editora portuguesa daqueles “diários” aproveite a ocasião para o publicar, para recordação dos bons momentos de leitura das papás e adolescentes de há 30 anos para cá…
Subscrever:
Mensagens (Atom)