Weather

30 janeiro 2010

31 DE JANEIRO DE 1908 - O ADVENTO DA REPÚBLICA ?



Iniciam-se amanhã as comemorações da implantação da República em Portugal, que ocorreu em 5 de Outubro de 1910.

Para o início destas comemorações não serão alheios os acontecimentos que se verificaram em 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 1908, a seguir explicitados nos textos que de seguida transcrevemos com a indicação das fontes:

"No dia 31 de Janeiro de 1908, o rei, que se encontrava em Vila Viçosa, tinha dado carta branca a um documento que autorizava a expulsão para fora do país ou o degredo nas colónias de todos os criminosos que cometessem crimes contra a segurança do Estado. Se este facto influenciou de algum modo o que se viria a passar no dia seguinte é algo que a História provavelmente nunca virá a dar resposta. Todavia a maior parte dos historiadores pensam que o regicídio foi um acto que era há muito planeado e que esse documento não influenciou de forma decisiva o que viria a acontecer no dia seguinte."
http://www.citi.pt/cultura/historia/personalidades/afonso_costa/regici3.html


"A 1 de Fevereiro de 1908, D. Carlos e o príncipe herdeiro D. Luís Filipe, são assassinados no Terreiro do Paço, em Lisboa. Quase 4 meses após o regicídio, o já então rei D. Manuel II, descreve a forma como viveu este trágico acontecimento, sob o título de "Notas absolutamente íntimas"."
http://historiaaberta.com.sapo.pt/lib/doc012.htm

(imagem: catálogo da mostra evocativa que vai decorrer na Biblioteca Nacional de Portugal, entre 16 de Fevereiro e 16 de Maio - [org.] Biblioteca Nacional de Portugal; coord. Manuela Rêgo; apresent. Amadeu Carvalho Homem; iconog. Graça Garcia; rev. R. Saraiva. Lisboa: BNP, 2009. 103 p.: il.)

Sem comentários: