Weather

08 novembro 2006

GRAVURAS JAPONESAS NA GULBENKIAN !

A expressão artística através da técnica da gravura em madeira encontra-se exemplificada com grande qualidade na excelente exposição denominada MUNDOS DE SONHO, onde são apresentadas cerca de cem gravuras japonesas dos finais do século XIX e no início do século XX.

As gravuras em exposição encontram-se subordinadas a quatro temas: presenças em palco (que remetem para as representações de actores em peças de teatro popular), personificação da beleza (que remetem para as mulheres dos bairros de prazer), valores da luz (que evidenciam a representação da luz), de seres reais e imaginados (que relacionam a fauna e a flora com a condição humana).

A exposição – imperdível – encontra-se na Sala de Exposições Temporárias do Museu Gulbenkian.

(imagem in http://www.museu.gulbenkian.pt -Watanabe Seitei (1851-1918) - Louva-a-deus junto a um ramo. Retirado da série “As flores e pássaros de Seitei” (Seitei kacho)Japão, 1916. Gravura sobre madeira; tinta e pigmentos sobre papel20,8 x 31,8 cm. Arthur M. Sackler Gallery, Smithsonian Institution, Washington D.C.; Colecção Robert O. Muller. Inv. n.º S2003.8.3277)

Sem comentários: