Weather

18 janeiro 2006

O (A FALTA DE) CIVISMO E A (MÁ) CIDADANIA

É penoso constatar a exacerbação do individualismo, do egoísmo e da competição que se instalaram nas sociedades consideradas evoluídas (como a nossa) e que conduzem a que demasiados (são cada vez mais) cidadãos não escolham os meios para atingir os seus fins, que - com frequência - prosseguem objectivos de mera comodidade e menor esforço individual sem considerarem os interesses legítimos alheios e o respeito e consideração que - também - estes deveriam merecer.

Valem estas considerações - apesar de muitos poderem considerar de moralidade e ética desajustada aos nossos tempos - que me atrevo a publicitar, para - a título meramente exemplificativo - descrever a observação diária daqueles cidadãos (que são cada vez mais) condutores das suas próprias viaturas, que no afã de se verem livres dos seus carros, para irem a correr para outros destinos, os deixam estacionados (!) em qualquer local, sem, cuidarem minimamente se se trata do local apropriado para o efeito e se com isso não vão prejudicar tudo e todos.
Depois, quando as coisas correm mal e são "chamados à pedra" juram que são incapazes de prejudicar o próximo e protestam a sua elevada cidadania e civismo.

São estes mesmos cidadãos que - em circunstâncias e situações de muito maior relevo - cometem as maiores infracções aos valores da cidadania e do civismo com o maior dos desplantes.
Sim, porque o cidadão exemplar revela a sua boa cidadania e civismo em todas as ocasiões e circunstâncias e no que é de menor como de maior valor!

4 comentários:

Leonor disse...

O civismo também se vê nos restaurantes, quando o vizinho do lado decide pegar no cigarrinho quando os outros estão a comer. Claro que depois não gostam que terceiros fumem enquanto eles almoçam, não é? Nessa altura o fumo já os incomoda :P

Anónimo disse...

São de facto belos exemplos de falta de sentido de cidadania e da chamada esperteza saloia, que infelizmente reina entre os tugas, e que quanto a mim, tem o seu expoente máximo quando um calmo e pacato cidadão se senta ao volante de um automóvel e pensa que estrada é toda dele.
Já que o tema é cidadania, e dado que se aproxima um acto importante para Portugal, faço aqui um apelo para que todos exerçam no Domingo o seu dever cívico, e votem!!

Carlos disse...

Concordo com o apelo à votação. Nem que seja para colocar na urna um voto em branco ... É que - salvo o devido respeito por melhor opinião - estamos bastante mal servidos de candidatos ...

Carlos disse...

Ainda sobre a cidadania e o civismo.
Quem viaja em transportes públicos, em particular nos comboios e no metro, onde a entrada e a saída dos passageiros se efectua simultâneamente pelas mesmas portas já se deparou com a absurda situação dos passageiros pretenderem deixar o transporte e só o conseguirem fazer ao encontrão daqueles que, ao pretenderem entrar nas carruagens, não deixam primeiro sair quem o pretende fazer ...
Pareceria de elementar lógica que esperassem a saída, para depois entrarem. Mas vá lá perceber-se esta gente ...
É, por estas e por outras, que de vez em quando, lá se ouve uma voz off a exortar: por favor, senhores passageiros, facilitem as entradas e as saídas!...