Weather

27 fevereiro 2018

A CALÇADA PORTUGUESA e a ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

A importância histórica e artística da CALÇADA PORTUGUESA foi hoje, mais uma vez, enfatizada.

Com efeito, foi hoje publicada no Diário da República nº 41/2018, Série I, a Resolução da Assembleia da República n.º 54/2018 (http://data.dre.pt/eli/resolassrep/54/2018/02/27/p/dre/pt/html) onde se recomenda ao Governo a valorização da calçada portuguesa e da profissão de calceteiro.

Pela sua importância e significado, importa transcrevê-la:


A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que:

1 - Mantenha a calçada portuguesa e valorize-a enquanto expressão artística e distintiva do nosso País, divulgando as suas técnicas.

2 - Estabeleça mecanismos de proteção desta arte, nomeadamente por via do levantamento e
inventariação da calçada portuguesa artística existente no País e no mundo, através da georreferenciação, e da inscrição no inventário nacional dos moldes, ferramentas, materiais, técnicas e processos associados à arte do calcetamento.

3 - Adote, em parceria com o poder local, políticas de conservação da calçada portuguesa que minimizem a sua degradação, sem prejuízo da incorporação de materiais que melhorem a sua mobilidade, aderência e conforto, tanto nas zonas históricas como nas zonas recentes.

4 - Valorize e dignifique a profissão de calceteiro, genuinamente portuguesa e intimamente ligada ao património cultural, promovendo a sua qualificação e estabilidade profissional.

5 - Promova a candidatura da calçada portuguesa a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, atenta a sua singularidade, internacionalmente reconhecida.