A todos os que nos visitam desejos de um Bom Natal!
(clique na imagem)
Tal como o título indica aqui escreve-se sobre tudo e mais alguma coisa... :P
25 dezembro 2008
21 dezembro 2008
OS DIAS JÁ A CRESCEREM !
Hoje começou o Inverno.
A duração do dia é a menor do ano, mas, amanhã, já a duração do dia aumenta dois(2) segundos !
Que bom !
A duração do dia é a menor do ano, mas, amanhã, já a duração do dia aumenta dois(2) segundos !
Que bom !
20 dezembro 2008
O INVERNO !
O Inverno
Velho, velho, velho.
Chegou o Inverno.
Vem de sobretudo,
Vem de cachecol,
O chão onde passa
Parece um lençol.
Esqueceu as luvas
Perto do fogão:
Quando as procurou,
Roubara-as um cão.
Com medo do frio
Encosta-se a nós:
Dai-lhe café quente
Senão perde a voz.
Velho, velho, velho.
Chegou o Inverno.
Eugénio de Andrade
******
Não, ainda não chegou o INVERNO !
Este ano, chega, amanhã, 12h04m.
Esse momento marcará o início do Inverno no Hemisfério Norte. É a estação mais fria do ano e prolonga-se por 88,99 dias até ao próximo Equinócio (primavera) que ocorre no dia 20 de Março de 2009 às 11h44m.
Hoje, o dia tem só a duração de 9h27m, mas amanhã será mais curto 1 segundo.
Estamos a tremer de frio e, ainda, vamos tremer mais (não nos podemos esquecer da "crise").
Esperemos pela Primavera e pela "luz ao fundo do túnel" ...
******
(imagem de g1.globo.com)
30 novembro 2008
Louvor estimulante !
O Diário da República de 20 de Novembro, 2ª série (http://dre.pt/pdf2sdip/2008/11/226000000/4742647426.pdf) divulga o Voto de Louvor aprovado unanimemente pela Assembleia do Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado “à Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola sede pela disponibilidade, empenho e dedicação postos aos serviço na partilha das responsabilidades visando o melhor funcionamento da Escola e o sucesso escolar e pessoal dos nossos alunos “.
Regista-se (mais) este louvor, cujo merecimento não se duvida se se atentar no teor da crónica de hoje do Prof. Daniel Sampaio, na revista Pública, onde se dá voz a um “aluno” manifestando a sua preocupação por “os nossos pais não [terem] tempo, [andarem] sempre a trabalhar e [ficarem] descansados porque estamos na escola a aprender e a lutar pelo nosso futuro, mas agora a coisa está preta, os nossos stôres estão cansados, o que é mau para nós: quem nos ajuda quando estamos
aflitos?"
(imagem de morganadeavalon.spaces.live.com)
15 novembro 2008
ESTAMOS DE PARABÉNS !
O nosso blog "Tudoemaisalgumacoisaleonor" está de parabéns !
É o nosso 3º aniversário.
Tudo começou no já distante dia 15 de Novembro de 2005.
A iniciativa foi da LEONOR.
LOUVAMOS a Leonor que teve a ideia e que só os seus intensos afazeres profissionais lhe retiram o tempo e a disposição para nos ir brindando com as suas oportunas mensagens.
É altura de fazer um balanço e concluir que esta é já a 201ª mensagem; que desde 9 de Janeiro de 2006, já fomos visitados 9120 vezes; que aqueles que nos visitaram mais de uma vez correspondem a 40%.
Vamos vencer a inércia e contra ventos e marés, vamos prosseguir. Prossigam vocês que nos visitam, também,continuando a visitar-nos e sobretudo fazendo os vossos comentários ...
(imagem de www.showparty.pt)
24 outubro 2008
ad maximum cum mínimo
Quando – fazendo fé nos propósitos do governo - se pensava que tudo e todos iam ser sujeitos a avaliação do desempenho ou competência, tudo muito democrático porque se iniciava pela politicamente correcta auto-avaliação, eis que quase não há dia em que o Diário da República dê à estampa mais um LOUVOR.
Desta vez o laureado é o AT1, o que é no mínimo insólito e singular, por se tratar de louvar um Aeródromo de Trânsito !
Considerando, porém, o seu lema: ad maximum cum mínimo, o louvor (já o nº 646 deste ano) não suscita dúvidas sobre a justiça da sua atribuição, ainda que comandado, como é, por um (coronel João) Cristo sempre se poderão colocar questões de discriminação de comando relativamente a outros Aeródromos que, também, aspirem legitimamente a um louvor !
Aceda a http://dre.pt/pdf25dip/2008/10/204000000/4269642696.pdf para saber mais sobre tão interessante louvor, publicado no Diário da República, 2ª série, de 21 deste mês.
(brasão do AT1 in www.forçaaérea.pt)
11 outubro 2008
CRISE vs. BCE vs. EURIBOR vs. PETRÓLEO vs. GASOLINA !
Periodicamente, estávamos habituados a que os alegados analistas (alguns jornalistas pretensamente especializados na área financeira) afirmassem que às subidas das taxas de juro pelo BCE ou a previsão da sua subida correspondiam à subida das taxas EURIBOR e à subida das prestações pelo pagamento dos empréstimos contraídos para a aquisição da habitação dos portugueses.
Era tudo muito simples e automático: ao aumento ou previsão da taxa de juro pelo banco central europeu correspondia um inevitável aumento da taxa EURIBOR e a um maior dispêndio com o pagamento da prestação da casa ...
Foi preciso, agora, numa “penada” o BCE reduzir em 0,5 a taxa, reduzindo-a de 4,25%, para 3,75%, e não se ter verificado a correspondente redução da taxa EURIBOR, para aqueles “arautos da desgraça” virem, afinal, esclarecer que as coisas não se passam bem dessa forma ...
Antes dizia-se: “A nova sequência de subidas de taxas, que o Banco Central Europeu deverá iniciar hoje e que poderá colocar a principal taxa de refinanciamento em 3,5%, poderá penalizar os portugueses que estejam a amortizar um empréstimo de 150 mil euros a 20 anos com um aumento de aproximadamente 80 euros da prestação bancária mensal, parte do qual já está a ser suportado.
As subidas de taxas de juro decididas em Frankfurt têm um efeito quase imediato nas contas de todos os europeus endividados. A sequência é simples: o BCE decide subir as taxas de juro de refinanciamento, os mercados adaptam-se e fazem subir as taxas de juro que são utilizadas como referência para a atribuição de crédito e os particulares vêem a prestação mensal paga ao banco por um empréstimo subir na mesma medida. Algumas vezes, os mercados antecipam quais as decisões tomadas pelo banco central e fazem com que as despesas de amortização dos empréstimos se agravem antes mesmo do BCE tomar a sua decisão“. (Diário de Notícias, 8/06/2006).
Mas, afinal, parece que as coisas não são bem assim, pelo menos no que toca à redução dos encargos.
Diz-se, agora: “Dois dias depois do corte de juros por parte do Banco Central Europeu (BCE) e um dia depois da garantia de que seriam satisfeitos todos os pedidos de financiamento dos bancos, as taxas Euribor registaram a sua primeira queda, em todos os prazos. A queda é ligeira e acontece depois de uma longa sucessão de subidas, que atiram as taxas a que está indexada a maioria dos contratos de crédito à habitação e às empresas para máximos históricos.
Ainda é cedo para avaliar se a descida de ontem reflecte alguma recuperação de confiança dos bancos face à actual crise financeira, uma vez que o cálculo desta taxa resulta da média das operações de empréstimo que um conjunto alargado de bancos (57) está disposto a conceder entre si. A evolução de ontem das bolsas não dá um sinal positivo face ao furacão financeiro que assola os mercados, já que os maiores índices mundiais registaram quedas muito elevadas.
Depois de cinco subidas consecutivas, a Euribor a seis meses, o prazo mais utilizado no credito à habitação em Portugal, caiu de 5,448 por cento para 5,431 por cento. Esta taxa e todos os restantes prazos estão a uma distância excessiva da taxa directora do Banco Central Europeu, que está nos 3,75 por cento”. (PÚBLICO, 11/10/2008)
O tratamento jornalístico que foi dado à correspondência automática entre o aumento do preço do petróleo e o aumento da gasolina e de outros combustíveis foi tratado com idêntico “rigor”.
Agora, que os preços do petróleo se encontram em baixa, já a correspondência com vista à redução da gasolina e de outros combustíveis não é tão automática assim, havendo que considerar outros factores ...
São exemplos do “rigor” com que alguns “mass media” apreciam factos da maior relevância para os portugueses ...
Será a comunicação social que merecemos ?!
(imagem de euribor.no.sapo.pt)
21 setembro 2008
MAMMA MIA ... Já o OUTONO !
Amanhã, pelas 16h44m, começa o OUTONO !
Feita a vindima, inicia-se a estação em que a folhagem das árvores vai mudando de cor e, em muitos casos, vai caindo e "despindo" troncos e ramagens ...
É uma estação do ano cheia de beleza ... e transformação dos campos e do clima ...
É, também, a estação do magusto e das castanhas assadas e da água-pé ...
VIVA O OUTONO, que chega !
(imagem de "frescaeboas.blogspot.com")
19 setembro 2008
MAMMA MIA
15 agosto 2008
OLÁ A TODOS !
Eu, Francisco Oliveira e Almeida já faço, logo às 19h40m, duas semanas !
Os meus papás babados estão muito felizes e contentes !
Mas como “não há bela sem senão”, para lhes retribuir todo o amor, carinho e atenção que me têm dispensado, tenho-os despertado a horas menos próprias e lhes causado alguma ansiedade e inquietação !
Nada de muito importante !
Eu estou a crescer e eles a aprender !
Quanto aos parabéns pelo evento, os meus papás a todos agradecem !
(foto de Leonor)
20 junho 2008
Chega o VERÃO !
Este ano, o Verão chega mais logo, às 00:59 de amanhã, Sábado e vai prolongar-se até às 16:44 de 22 de Setembro, altura em que se inicia o OUTONO !
Este importante acontecimento ocorre com o chamado Solstício e marca o início da estação mais quente do ano no Hemisfério Norte.
Os dias, que têm estado a crescer, atingem o seu máximo no dia 21 e começam, de imediato, a reduzir-se. Que pena !
É a Estação do calor e da praia ... para quem gosta, e são a maioria ...
Os outros têm de procurar o ar fresco de outras paragens ...
Como se pode ler no site do Observatório Astronómico de Lisboa, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, os solstícios são "pontos da eclíptica em que o Sol atinge as posições máxima e mínima de altura em relação ao equador, isto é, pontos em que a declinação do Sol atinge extremos: máxima no solstício de Verão e mínima no solstício de Inverno.
A palavra de origem latina (Solstitium) está associada à ideia de que o Sol devia estar estacionário, ao atingir a sua mais alta ou mais baixa posição no céu.
Gozem todos um bom Verão !
(imagem de semriscos.wordpress.com)
12 junho 2008
PORTUGAL - país rico !
Pobre em petróleo, cuja subida da cotação do preço nos mercados onde o adquirimos, desencadeia o caos, a gritaria e a corrida aos postos de abastecimento e o mais que, ainda, há-de vir por aí, PORTUGAL é rico em laureados e medalhados ...
Só no 10 de Junho foram condecorados para cima de cinquenta personalidades e entidades ... uns conhecidos, outros de que nunca se ouviu falar ...
Dos primeiros, salientem-se o Dr. António de Almeida Santos (ex-Presidente da Assembleia da República), o escritor Urbano Augusto Tavares Rodrigues, a pianista Olga Prats, o Instituto de Apoio à Criança, o Instituto de Soldadura e Qualidade ...
Desconhecidos (perdoe-se-me a ignorância), refira-se Harald Tauchhammer, Hildebrando Borges da Silva ...
Mas como os "louros" não têm fim, veja-se hoje no Diário da República o louvor nº 440/2008, concedido pelo Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência
à Técnica Superior Assessora Principal — Licenciada Isabel Maria Marques Pais dos Santos ! ... e as Medalhas de Assiduidade de Segurança Pública atribuídas por despacho de Sua Excelência o Ministro da Administração Interna aos militares da Brigada Territorial nº 3, do Grupo Territorial de Beja ! ...
Portugal é pobre em petróleo, mas os seus recursos humanos são inesgotáveis e de grande mérito !...
Vivam e multipliquem-se os condecorados, os louvados e os medalhados ! VIVA !
(imagem de http://www.karamestamparia.com.br)
22 maio 2008
CIRQUE DU SOLEIL: Quidam - Um espectáculo que vale a pena !
Até domingo, ainda está a tempo de se maravilhar com a cor, a música, o canto, a magia, a dança, a acrobacia, o malabarismo, a competência do espectáculo apresentado pelo Cirque du Soleil, no passeio marítimo de Algés !
O espectáculo chama-se "QUIDAM" (uma transeunte anónima)e representa aqueles que, embora no meio da multidão, se sentem sós!
A cor, a música, a dança, a acobracia ... que nos são proporcionados pelo Cirque constituem, simultaneamente, a alegria, o mistério, o maravilhoso, o inquietante e o aterrador, contra-ponto ou confirmação da solidão e do individualismo !
(imagem de borlas.blogs.sapo.pt)
24 abril 2008
ABRIL JÁ CONTA 34 ANOS !
Amanhã, dia 25 de Abril, recordemos o dia em que nos foi devolvida a LIBERDADE e a DEMOCRACIA POLÍTICA !
A geração de Abril não esquecerá esse dia ...
As gerações que se lhe seguiram, dificilmente entenderão a importância desse acontecimento maior da nossa História ...que lhes permite viver sem OPRESSÃO ...
(imagem de www.icicom.up.pt)
09 abril 2008
A Alemanha em todo o seu esplendor...
Desta vez deixo aqui algumas fotos alemãs para que possam apreciar a paisagem...
Não se esqueçam do frio que pode fazer (um bom casaco, luvas e cachecol foram os nossos melhores amigos) e da neve que pode cair do céu... deixando pelo caminho um lindo manto branco.
Fotos:
1ª Uma das ruas de Frankfurt onde os prédios modernos se misturam com os antigos palácios ainda existentes
2ª Estando na Alemanha não podia faltar a salsicha... pode ser encontrada em qualquer lugar (até mesmo no meio da rua :))
Vemo-las de todos os tamanhos, cores e sabores. Quanto ao sabor, só mesmo provando para escolher a melhor!
3ª Muro de Berlim... haverá melhor foto para ilustrar esta cidade?
4ª Vimos um País coberto de neve... a caminho de Munique.
5ª E eis que chegámos à última cidade desta viagem: Munique.
(Fotos de Leonor Almeida)
Não se esqueçam do frio que pode fazer (um bom casaco, luvas e cachecol foram os nossos melhores amigos) e da neve que pode cair do céu... deixando pelo caminho um lindo manto branco.
Fotos:
1ª Uma das ruas de Frankfurt onde os prédios modernos se misturam com os antigos palácios ainda existentes
2ª Estando na Alemanha não podia faltar a salsicha... pode ser encontrada em qualquer lugar (até mesmo no meio da rua :))
Vemo-las de todos os tamanhos, cores e sabores. Quanto ao sabor, só mesmo provando para escolher a melhor!
3ª Muro de Berlim... haverá melhor foto para ilustrar esta cidade?
4ª Vimos um País coberto de neve... a caminho de Munique.
5ª E eis que chegámos à última cidade desta viagem: Munique.
(Fotos de Leonor Almeida)
01 abril 2008
É DIA DAS MENTIRAS, MAS NÃO É MENTIRA O EXTRAORDINÁRIO EVENTO QUE CONSTITUI O NASCIMENTO DO SANTIAGO !
É verdade !
A família aumentou no início desta madrugada ...
O Salvador já tem um mano, o SANTIAGO...
Parabéns aos pais que não podem estar mais felizes e contentes ... e que partilham esta felicidade com toda a família, que vai aumentando ...
Longa, longa vida para o SANTIAGO !
(imagem retirada de www.dps.uminho.pt)
20 março 2008
E já é Primavera!!!
19 março 2008
FELIZ DIA DO PAI
18 março 2008
A PRIMAVERA !
A primavera, ei-la que chega !...
É já depois de amanhã (20) às 5h48m.
ANUNCIAÇÃO
Surdo murmúrio do rio,
a deslizar, pausado, na planura.
Mensageiro moroso
dum recado comprido,
di-lo sem pressa ao alarmado ouvido
dos salgueirais:
a neve derreteu
nos píncaros da serra;
o gado berra
dentro dos currais,
a lembrar aos zagais
o fim do cativeiro;
anda no ar um perfumado cheiro
a terra revolvida;
o vento emudeceu;
o sol desceu;
a primavera vai chegar, florida.
Miguel Torga
(imagem retirada de "7estudos7ideias.blogspot.com")
22 fevereiro 2008
CHARLES AZNAVOUR EM PORTUGAL !
É já amanhã à noite que CHARLES AZNAVOUR se apresenta em Lisboa, no Pavilhão Atlântico, no contexto da tournée mundial, que se diz ser a última !? ...
[Para o concerto único que dará no Pavilhão Atlântico, Aznavour, 83 anos, 60 dos quais de carreira como cantor e actor de cinema, trará a canção francesa e temas que lhe marcaram a carreira, como "La Bohème", "Après l´Amour" e "Les Comédiens"].
A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) aproveita a oportunidade e vai atribuir a sua Medalha de Honra ao autor, compositor e intérprete, o que, no caso de um estrangeiro, acontece pela primeira vez na história da SPA.
Segundo a organizadora do evento (Mandrake) a obra de Aznavour atingiu tamanha dimensão que a CNN e a revista norte-americana Time não tiveram dúvidas em elegê-lo “Maior Artista do Século XX”, à frente nomes como Elvis Presley, Frank Sinatra, Charlie Chaplin, ou John Lennon !
[Aznavour nasceu Shahnour Vaghinagh Aznavourian (em armênio: Շառլ Ազնավուր), filho dos imigrantes armenios Michael e Knar Aznavourian.
Desde o terramoto de 1988, na Armênia, Aznavour tem ajudado o país através de sua "Fundação Aznavour Pour L'Arménie".
Charles Aznaour foi nomeado como "Officier" (Oficial) da Légion d'Honneur em 1997 ] (cf. Wikipédia).
Por estas razões e, sobretudo, pelo seu inigualável (!?) talento como autor e cantor, é caso para não se perder a oportunidade “de estar” com Aznavour, amanhã à noite.
O Tudo e mais alguma coisa vai lá estar...
Obrigado pelos bilhetes !...
(imagem de http://www.mrvmrt.blogcu.com)
03 fevereiro 2008
"O LADO SELVAGEM" vs. a partilha da felicidade vs. força de vontade
"O LADO SELVAGEM", filme a não perder, interprete-se como se interprete a "moral da história".
Para uns, a grande lição a extrair será a da inestimável e inquestionável importância da vida de relação: "A verdadeira felicidade só existe quando é partilhada", como escreveu Chris McCandeless, que procurou a solidão, no seu diário.
Para outros, como parece ser a do realizador Sean Penn, o que releva [é a enorme força de vontade e a ausência de apego ao conforto]que levou o protagonista a isolar-se na natureza.
Mas, de que valerá a força de vontade se conduzir ao isolamento e à morte?
(imagem de http://hotvnews.wordpress.com)
29 janeiro 2008
FUMAR !?
O tabaco e o correspondente vício de fumar é tema, agora, recorrente.
São os fumadores que censuram o legislador fundamentalista, que lhes retira a liberdade !
São os obesos, que se alarmam sobre se não se encontrará em perigo o seu direito à gordura !
São os bêbados, preocupados que lhes seja interdita a embriaguez !
São os empresários da noite, da restauração e outros, que se queixam que a proibição lhes retira o ganha-pão !
È o próprio legislador, que se questiona sobre o âmbito e os limites da proibição !
Os cronistas e os colunistas estão simultaneamente satisfeitos por tanto poderem opinar sobre o assunto, e zangados por, também, se sentirem vítimas ! Pois, há cronista ou colunista que se preze que não seja viciado fumador ?
Longe vão os tempos (literários) em que o cigarro podia ser [saboreado e fonte de libertação de todos os pensamentos]:
E a realidade plausível cai de repente em cima de mim,
E saboreio no cigarro a libertação de todos os pensamentos,
Sigo o fumo como uma rota própria,
E gozo, num momento sensitivo e competente,
A libertação de todas as especulações
E a consciência de que a metafísica é uma consequência de estar
mal-disposto.
Depois deito-me para trás na cadeira
E continuo fumando
Enquanto o Destino mo conceder, continuarei fumando.
(Se eu casasse com a filha da minha lavadeira
Talvez fosse feliz.)
Visto isto, levanto-me da cadeira. Vou à janela.
(in UM AMOR FELIZ, David Mourão-Ferreira, pág. 73)
(imagem de alemvirtual.blogs.sapo.pt)
Subscrever:
Mensagens (Atom)