Weather

29 janeiro 2015

AS BODAS DE FIGARO na Gulbenkian!




É já amanhã e domingo que o maestro Paul McCreesh vai dirigir o Coro e a Orquestra Gulbenkian na apresentação de AS BODAS DE FIGARO (La nozze di Figaro), em versão semi-encenada.

AS BODAS DE FIGARO constituem a ópera composta por MOZART sobre libreto de Lorenzo da Ponte; foi estreada em 1 de Maio de 1786, em Viena.

Trata-se de uma ópera-bufa (cómica) em quatro actos, onde MOZART pretende satirizar a nobreza.

A acção decorre no Castelo do Conde de Almaviva (barítono), perto de Sevilha.

MOZART questiona o chamado Direito do Senhor, que consistia no facto do Senhor (o Nobre) se relacionar sexualmente com a serva, quando esta decidia casar-se, e antes do casamento ocorrer.

No caso concreto, o Senhor era o Conde de Almaviva, e os servos são Susanna (soprano soubrette), noiva de FIGARO (baixo-barítono).

Intervem também Bartolo (baixo), médico do Conde, incompatibilizado com FIGARO, por este ter colaborado com o Conde no rapto de Rosina, que se transformaria na Condessa de Almaviva (soprano).

Depois de várias vicissitudes, o relacionamento entre as várias personagens acaba numa festa…

… que os nossos leitores só ganharão em acompanhar!


(imagem de:guiadacultura.wordpress.com)

15 janeiro 2015

RECITAL DEDICADO A MOZART!




É já no próximo domingo, dia 18, que o Quarteto Casals se apresenta no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian para realizar um recital dedicado a Mozart.

O Quarteto Casals é um grupo de cordas espanhol constituído por Vera Martinez (violino), Abel Tomàs (violino), Jonathan Brown (viola) e Arnau Tomàs (violoncelo), e foi criado em 1997 na Escola Rainha Sofia, em Madrid.

Na Gulbenkian vai interpretar W. A. Mozart, mediante o Quarteto para Cordas nº 8, em Fá maior, K. 168; o Quarteto para Cordas nº 14, em Sol maior, K. 387, Primavera, e o Quarteto para Cordas nº 23, em Fá maior, K. 590.

O Quarteto Casals é considerado um dos mais importantes quartetos da actualidade e a sua prestação musical tem sido distinguida com a atribuição de vários prémios, designadamente em Londres (2000), Hamburgo (2002) e Barcelona (2005), o que tem determinado os convites para se apresentar frequentemente nos palcos mais musicalmente reconhecidos.

MOZART (1756-1791), considerado um prodigioso e influente compositor austríaco, compôs mais de 600 obras de música clássica, aqui se integrando a música de câmara e os Quartetos de cordas acima referidos.

A apresentação da música de câmara de tão importante compositor pelo qualificado Quarteto Casals constituirá, certamente, um evento relevante no panorama da reprodução da música clássica no nosso país.



(imagem do Quarteto Casals em nytimes.com)

07 janeiro 2015

CONCERTO A NÃO PERDER ...




Esta semana a GULBENKIAN faculta-nos a audição do Concerto para Piano e Orquestra nº 4, em Sol maior, op. 58, de Ludwig van Beethoven, e a Sinfonia nº 4, em Mi bemol maior (1886), de Anton Bruckner, o que faz através da sua afamada Orquestra, neste caso dirigida pelo reconhecido maestro alemão DAVID AFKAM, e integrando o premiado pianista romeno RADU LUPU.

O Concerto foi composto em Viena entre 1805 e 1806, e apresentado ao público em 1808, também em Viena, actuando Beethoven como solista de piano.
A importância e o valor desta obra não foram logo reconhecidos, mas actualmente é considerada uma obra central para Piano e Orquestra.

A Sinfonia nº 4, intitulada de “Romântica” pelo próprio compositor ANTON BRUCKNER, foi por este escrita em 1874, e estreada em 1881, em Viena, com grande sucesso.

O conhecimento geral sobre BEETHOVEN e a inegável importância da sua obra, não justifica se produzam aqui redundantes considerações.

Todavia, a situação é diversa relativamente a ANTON BRUCKNER, importando assim divulgar que se trata de um compositor austríaco que viveu entre 1824 e 1896, cuja obra não foi especialmente valorizada em vida, o que veio posteriormente a acontecer pelo reconhecimento da influência de BACH, HAYDEN e MOZART na sua música.

Como assinalámos, o concerto será dirigido pelo jovem maestro, de nacionalidade alemã, DAVID AFKAM, nomeado para dirigir a Orquestra Nacional de Espanha a partir de Setembro de 2015.
Apesar da sua juventude (nasceu em 1983), o reconhecimento do seu valor mereceu a DAVID AFKAM o convite para assumir a regência de importantes orquestras, como a Orquestra Sinfónica de Londres.

O concerto integra o pianista romeno RADU LUPU (nascido em 1945), que tem actuado regularmente em festivais da Europa e dos Estados Unidos, e sido regularmente premiado em vários concursos.

(DAVID AFKAM - foto /imagem de askonasholt.co.uk)